CURTAS EDIÇÃO 2301

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 09-05-2019 14:24 | 751
Foto de Reprodução

Encaminhou
O gabinete da Casa Civil enviou resposta ao presidente da Câmara de Paraíso, Lisandro Monteiro, tendo acusado ter recebido ofício de repúdio da casa em relação a proposta de Reforma da Previdência, tendo registro feito com toda a cordialidade possível. O órgão governamental faz correção informando que o assunto é afeto ao Ministério da Economia e que o mesmo seria encaminhado para aquela repartição. Ainda assim disponibilizou contatos para que se a Câmara de Paraíso quiser possa manifestar diretamente o seu descontentamento com aquele órgão.

De frente
O vereador e presidente da Câmara de Paraíso, Lisandro Monteiro, anunciou para a próxima quarta-feira,15, a partir das 14 horas no plenário do Legislativo a realização de uma reunião. Ele pretende colocar frente a frente, cara a cara, o prefeito, a vice-prefeita, secretários, mesa diretora e demais vereadores, para uma conversa franca e tentar resolver de uma vez por todas o impasse que tem havido. A intenção segundo Lisandro é lavar a roupa suja e colocar o trem nos trilhos.

Corda bamba
De uns meses para cá têm sido feito reiterados pedidos para que o município paraisense rompa seu contrato com a Copasa no tocante ao tratamento do esgotamento sanitário da cidade. Nesta segunda (6/5) deu entrada na Câmara Municipal projeto de autoria dos vereadores Sério Aparecido Gomes e Paulo César de Souza que dispõe de “autorização ao município de São Sebastião do paraíso a cancelar contrato com a Copasa”. Segundo justifica Serginho, “não foram concretizadas obras, o esgoto que deveria não é tratado, mas a empresa cobra pelo serviço”. O projeto foi aprovado como objeto de deliberação e encaminhado para Comissão de Finanças, Justiça e Legislação.

Sinalizou
Por sua vez o prefeito Walkinho sinalizou que poderá pôr fim ao contrato do município com a Copasa. Embora o tema já lhe tivesse sido apresentado anteriormente, fruto da iniciativa de outros vereadores, pelo fato de Serginho ser tido como seu aliado na Câmara, a coisa parece ter mudado de figura. Segundo Walkinho, desde sua chegada à Prefeitura esse assunto vem sendo tratado, e “poderá em breve ter seu desfecho”.

Pré-candidato
O vereador José Luiz das Graças (do Érica), anunciou ser pré-candidato a prefeito de Paraíso. Segundo disse, teria sido uma resposta a pronunciamento feito pelo prefeito Walkinho quando afirmou quando da renúncia do então prefeito Reminho, vereadores não se candidataram à presidência da Câmara, porque o presidente teria que assumir a prefeitura, e segundo Walkinho, faltou “coragem” a vereadores. Zé Luiz rebate, e explica que naquele momento sua meta era ser reeleito. Agora sou candidato, e em caso de renúncia do prefeito estarei pronto a assumir o cargo, afirmou.

Em Brasília
O deputado Antonio Carlos Arantes acompanhou o governador Romeu Zema a Brasília semana passada quando ocorreu uma reunião no Supremo Tribunal Federal (STF) para tratar da situação da dívida do Estado de Minas Gerais com a União. Arantes representou a Assembleia Legislativa. Na comitiva estavam o secretário estadual de Fazenda, Gustavo de Oliveira Barbosa, e o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro. Foram recebidos no STF pelo ministro Luiz Fux.

Abaixo da média
A Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza em Paraíso não está como desejado. Segundo levantamento divulgado a cobertura está aquém das expectativas tendo alcançado o índice de apenas 41%. Algumas medidas e ações para ampliar o chamamento da população a aderir à vacinação serão colocadas em prática ainda nesta semana. A expectativa é de que devam ser imunizadas no município cerca de 21.450, tendo como público alvo idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses e abaixo de seis anos, e pessoas que fazem parte dos chamados grupos de risco, ou seja, gestantes, puérperas (mulheres que acabaram de ter filho),  professores, população carcerárias, profissionais da saúde e pessoas portadoras de comorbidades como diabetes, hipertensas entre outras. .

Viva
A Prefeitura anunciou a retomada do Programa Cidade Viva no início desta semana e levou diversos serviços para a região dos bairros Vila Mariana, Rosentina e Paraíso do Bosque. Lançado a princípio ano passado, não se sabe porque parou. É um trabalho interessante que precisa sim ser mantido, permanente e que aos poucos cubra toda a cidade levando melhorias aos munícipes. Contudo é interessante que tenha continuidade e que se divulgue a programação para que todos os cidadãos saibam que está sendo feito e onde estas melhorias acontecem.

Pela Paz
O programa “Garotos para Paz”, que estava paralisado no CRAS Santa Tereza, foi retomado na semana passada. É uma iniciativa da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, voltado para crianças e adolescentes entre 9 e 12 anos de idade. O programa tem como objetivo aproximar a Polícia Militar da comunidade e proporcionar um ambiente mais seguros para se viver. A iniciativa é boa e possibilita a integração entre diferentes segmentos da comunidade. No estágio em que a cidade está seria interessante algo semelhante destinada aos adultos para que a paz de fato alcance a todos.

Atividades
Os alunos participantes do programa têm a possibilidade de receber aulas teóricas e práticas com disciplinas diferenciadas de formação humana. Entre as matérias ensinadas estão ética e cidadania, prevenção as drogas, disciplina, ordem e hierarquia entre outros. O curso tem duração de seis meses e ao final o aluno recebe um certificado de participação. A iniciativa visa formar cidadãos de bem, que serão multiplicadores da paz em suas casas e também fora delas. Na rede pública algumas escolas também passaram a ofertar a partir desta semana aos alunos do Tempo Integral atividades complementares para melhor formação do cidadão.