PAGAMENTOS EM DIA

Prefeitura de Paraíso quita folha de pagamento de servidores

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 15-05-2019 11:22 | 5229
Foto de Roberto Nogueira

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, conforme sua assessoria de Comunicação informou que nesta quarta-feira (15/5), faz o pagamento integral da folha dos servidores públicos municipais e aposentados. Com isto, todos os pagamentos que estavam em atraso passam a ficar em dia.

De acordo com a Prefeitura, a chegada de recursos provenientes do IPTU e repasse de ICMS na data prevista possibilitou que o município conseguisse cumprir com esta obrigação, no entanto, ressalta que débitos pendentes ainda não foram pagos pelo Estado.

A notícia foi bem recebida pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sempre), Rildo Domingos, que destacou que o município vêm de um longo período onde o Governo do Estado vinha retendo repasses ou deixando de passar recurso financeiros em sua integralidade, o que acabou prejudicando no pagamento da folha dos servidores públicos.

“Estamos cientes das dificuldades que isto tem ocasionado para nós, trabalhadores, e para o governo municipal em honrar com seus compromissos e efetuar o pagamento do nosso salário na data correta. Em nossas conversas com o Governo Municipal, o pedido do Sempre vinha sendo que todo recurso que entrasse nos caixas da prefeitura que o município priorizasse o pagamento dos servidores”, destaca.

Rildo salienta que o Sempre reconhece as dificuldades da Prefeitura e que, mesmo diante disto, a administração pública sempre se pautou e dispôs atender a este pedido do Sindicato. “Quando houve os atrasos, evidentemente foi diante da falta de recursos proveniente do governo do Estado e que gerou esse efeito cascata. O Sindicato sempre cobrou isto da Prefeitura, que por sua vez nunca relutou em nos atender”, acrescentou.

O presidente ressalta que houve dois pagamentos em um intervalo de menos de uma semana quitando o valor devido aos servidores referente a março e início da folha de abril para aqueles que recebem até R$ 2,5. “Quitando esta folha, não fica mais nada em atraso e vamos ficar no aguardo pelo mês de maio, que é pago em junho. Mediante a isto, o Sindicato reconhece o esforço da administração em meio a esta dificuldade. Mas a dificuldade, desde que haja um objetivo, sempre pode ser sanada”.

Para Rildo, com a volta da normalidade do pagamento ao servidor público, a expectativa agora em relação ao segundo semestre, que historicamente é um momento de maior dificuldade financeira para a Prefeitura e, consequentemente, para o servidor. “Aguardamos a manutenção deste salário em dia, mas sabemos da dificuldade em relação ao segundo semestre. Porém, estamos aqui prontos e atentos e acreditamos que a administração pública esteja focada para que esses atrasos não voltem a acontecer”.

Conforme Rildo, é sabido que o Estado de Minas Gerais ainda não regularizou toda a situação envolvendo os repasses de recursos devidos aos municípios, o que tem tornado situação difícil para as prefeituras. “O Governo do Estado não regularizou nada, fez promessas que não foram cumpridas, mas temos a expectativa que ele venha as cumprir”, completou.

PREFEITURA
Conforme o prefeito Walker Américo Oliveira, “apesar das dificuldades enfrentadas devido a retenção dos recursos pelo Estado, estamos trabalhando muito para botar a casa em ordem. Com ingresso de IPTU conseguimos avançar na folha tanto dos ativos, bem com o dos aposentados através do INPAR. Vamos continuar firmes com intuito de não só deixar a folha de pagamento em dia, mas também ofertar os serviços com qualidade a toda população”.