GUARDA MIRIM

GM realiza aula inaugural do projeto “Guarda Mirim: eu sou a mudança”

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 16-05-2019 10:28 | 615
Foto de João Gustavo/Jornal do Sudoeste

Aconteceu na tarde de ontem, terça (14/5) na Escola Municipal Campos do Amaral, a primeira aula do projeto “Guarda Mirim: eu sou a mudança”. O projeto, que é desenvolvido em outras seis escolas do município tem como foco trabalhar questões como cidadania, disciplina e respeito como pilares norteadores para o desenvolvimento ético e social das crianças. O projeto atualmente atende a cerca de 200 crianças.

Entre as escolas que participam desta iniciativa da GM estão Campos do Amaral, Alice Naves, Hilda Borges, Caíc, Francisco Daniel (na guardinha) e a Escola Municipal Napoleão Volpe. Conforme explica o professor de Educação Física e Guarda Municipal, Leonardo Cárcere, o projeto é uma iniciativa prevista dentro do estatuto da própria GM, que estabelece um trabalho tanto na segurança pública fora da escola como dentro do ambiente escolar, a fim de estreitar laços e mostrar uma referência do que venha ser o agente público de segurança.

“Hoje o maior problema que motiva a criminalidade é a desestrutura familiar, às vezes essa criança não tem uma referência dentro de casa, então o projeto busca justamente isto: promover o respeito e a disciplina.

Mostrando também um pouco do que é cidadania e qual o papel do cidadão, e construir com eles desde pequeno que temos que ser boas pessoas e cumprir nossos deveres”, destaca.

O projeto vinha sendo coordenado pelo professor de Educação Física e Guarda Civil Municipal, Leonardo Cárcere e passará a coordenação do também professor de Educação Física, Jober Marques. “Hoje eu assumo a coordenação, mas já venho trabalhando neste projeto deste o início. É um projeto que é abraçado por toda a Guarda e estamos juntos nesta luta”, ressalta.

Para a coordenadora do ensino de tempo integral Salete Aparecida Simoni, o projeto vem demonstrando grande diferença na vida desses estudantes. “Notamos a diferença, principalmente em relação ao comportamento, com o início do projeto.

É muito importante para a disciplina do aluno, e essas crianças de hoje precisam disto”, ressalta a professora. Entre as disciplinas, os alunos estudam Ordem Unida, Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Artes Marciais, Bullying e Cidadania.