REDISTRIBUIÇÃO

Zema se reúne com Bolsonaro e destaca necessidade de redistribuição de recursos da União

O chefe do Executivo mineiro esteve em Brasília para discutir questões de interesse Minas Gerais
Por: Redação | Categoria: Cidades | 11-05-2019 22:47 | 145
Foto de Reprodução

O governador  Romeu Zema, participou quarta-feira (8/5), em Brasília, de reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e com os demais governadores, ministros e lideranças do Congresso Nacional para discutir um novo pacto federativo com a redistribuição de recursos federais entre os Estados brasileiros.

Durante o encontro, organizado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, os governadores entregaram carta ao presidente da República pontuando temas em comum entre os Estados e que precisam ser revistos pelo governo federal, entre eles a compensação pelas perdas na arrecadação decorrentes da Lei Kandir, que prevê a isenção do pagamento do ICMS sobre as exportações de alguns produtos, e a implantação de um plano para restabelecer o equilíbrio fiscal dos Estados.

O governador Romeu Zema tem cumprido agendas em Brasília e se reunido com frequência com os demais governadores para buscar soluções para as dificuldades financeiras dos Estados.

“Em Minas, estamos fazendo a lição de casa, temos conseguido reduzir despesas, custeios, tenho plena ciência que em Minas estamos caminhando para termos um certo equilíbrio financeiro a médio e longo prazo”, afirmou o governador.

Tema importante colocado em pauta durante a reunião foi a votação da Reforma da Previdência. A medida é considerada fundamental para garantir o equilíbrio das contas. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

O presidente Jair Bolsonaro ressaltou que está aberto para o diálogo com os Estados. “Temos que facilitar a vida de quem quer produzir e tem coragem de investir no Brasil. Queremos diálogo e solução para os problemas. Temos muitas propostas. Vamos costurar soluções para os nossos problemas”, disse.
(Central de Imprensa Gov. MG)