CÁSSIA

Pacto das Águas é realizado pela primeira vez em Cássia

Evento reafirma compromisso com a proteção de mananciais e com ações a favor do meio ambiente em Minas Gerais
Por: Redação | Categoria: Cidades | 11-05-2019 22:51 | 166
Foto de Reprodução

O Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA) de Cássia, produtores rurais, poder público e comunidade formalizaram publicamente, quinta-feira (02/05), o compromisso com a proteção e revitalização da microbacia do Córrego da Onça, manancial utilizado para abastecimento público do município. O evento, realizado no salão da Associação dos Produtores Rurais (APROCOSS), celebrou a primeira assinatura do Pacto das Águas na Superintendência de Operação Sul da Copasa.

Os cerca de 60 participantes do evento conferiram apresentações de artistas locais e celebraram as ações já concretizadas a favor do meio ambiente e o comprometimento com futuras intervenções. No fechamento do evento, os convidados se envolveram em um momento de confraternização, regado a conversa e guloseimas produzidas pela própria comunidade.

A importância do Pró-Mananciais não apenas no quesito ambiental, mas principalmente na vida do produtor rural e no desenvolvimento socioambiental, foi o que chamou a atenção de Francielle Andrade, membro do COLMEIA e representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). “Os produtores rurais serão beneficiados de várias formas, mas o mais importante é terem noção que precisam ter água de qualidade, pois é a essência da vida. No fim, todos serão beneficiados com as ações do Programa”, comentou.

Recuperando recursos hídricos
Com a premissa da responsabilidade compartilhada, o Pró-Mananciais promove ações de sensibilização, mobilização, educação ambiental e, com a ajuda do Colmeia, discussões para elaborar o diagnóstico, o planejamento e acompanhar as atividades do plano de ações para o manancial. Em Cássia, as ações do Programa tiveram início em março de 2018. Desde então as reuniões do Colmeia são realizadas mensalmente. No início de 2019 foram realizados os levantamentos das áreas da microbacia do Córrego da Onça, que se destaca pela sua extensão de aproximadamente 56 km². Toda comunidade aguarda o início das ações em campo, como cercamento, plantio e demais melhorias que estão no plano de ações do Programa.

“O Pacto das águas demonstrou a disposição em cuidar e proteger a microbacia para que num futuro próximo a comunidade possa colher os frutos, como o aumento na qualidade e na quantidade da água do Córrego da Onça, garantindo o abastecimento do município”, destacou a responsável pelo Setor Socioambiental da Copasa de São Sebastião do Paraíso, Solange Braghini.

Pró-Mananciais
Desde a sua criação pela Copasa, em dezembro de 2016, o Pró-Mananciais busca mobilizar a comunidade e parceiros estratégicos para proteger e recuperar os mananciais utilizado pela empresa para abastecimento público. O programa já está presente em 140 municípios em que a Companhia detém a concessão dos serviços. Em cada um deles, foi criado um Colmeia, formado por representantes de empresas e instituições locais, poder público e sociedade civil, para planejar e desenvolver as ações de preservação dos recursos hídricos. Em Cássia, o grupo conta com representantes de diversos órgãos e segmentos, como Prefeitura; Emater; Rotary Club; Maçonaria; Codema; Câmara Municipal e Polícia Militar de Meio Ambiente.
(por Assessoria de Imprensa – Copasa).