CULTURA

Exposição ‘De dentro e de fora’ é realizada na Casa da Cultura

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cultura | 20-05-2019 20:30 | 489
Trabalhos em exposição foram realizados por paciente da Rede de Saúde Mental
Trabalhos em exposição foram realizados por paciente da Rede de Saúde Mental Foto de Roberto Nogueira

A exposição “De dentro e de fora” que acontece na Casa da Cultura Antônio Carlos Pinheiro de Alcântara, em São Sebastião do Paraíso é parte integrante da II Semana de Saúde Mental e Inclusão Social, promovido pelo Hospital Gedor Silveira. A exibição dos trabalhos realizados pelos pacientes da Rede de Saúde Mental acontece no período de 14 de maio até 1º de junho. “É um trabalho desenvolvido em parceria entre o Hospital Psiquiátrico Gedor Silveira e o CAPS por meio da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso que possibilita os nossos pacientes poderem se manifestar por meio de suas próprias criações”, define a psicóloga Camila Oliveira Cruz, organizadora do evento.

Camila ressalta que o projeto permite aos pacientes poderem se manifestar através da pintura. “Isso acontece de uma forma muito nítida e merece toda a nossa atenção. Porque muitas vezes ele têm dificuldades para se expressar verbalmente”, comenta. Através da arte os sentimentos podem se aflorar de maneira mais explícita, mais clara e tem grande importância e significado segundo a psicóloga. “Há sentimento em que eles não conseguem nomear, então, através da pintura eles conseguem exteriorizar os sentimentos e as emoções”, esclarece.

Quem for à Casa da Cultura ver os trabalhos realizados vai se deparar com várias pinturas que remetem ao pensamento e a realidade vivida pelos pacientes atendidos pelo hospital e também na Rede Municipal através do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). “O produto final nos permite mostrar para toda a sociedade a riqueza dos sentimentos, a sensibilidade, as habilidades e detalhes apresentados em vários traços da pintura”, aponta Camila.

A organizadora do evento enfatiza que a realização destes trabalhos resultou em uma grata surpresa até mesmo para os profissionais e principalmente para os pacientes atendidos e envolvidos no processo. “Muitos não conheciam que tinham esta capacidade e poder levá-los à exposição, para eles serem reconhecidos como pintores está sendo uma oportunidade muito bacana, uma experiência enriquecedora”, finaliza.

Iniciada na terça-feira,14, a exposição “De dentro e de fora” prossegue na Casa da Cultura de Paraíso até o próximo dia 1º de junho, com entrada franca. “Toda a sociedade, as famílias, estudantes, estão convidados a passar por lá e conferir a beleza dos trabalhos”, finaliza Camila.

Pinturas podem ser observadas e exposição na Casa da Cultura de Paraíso até 1º de junho