CURTAS EDIÇÃO 2305

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 22-05-2019 09:56 | 606
Foto de Reprodução

Óbitos
O vereador Marcelo de Morais apresentou nesta semana proposição que teve o aval dos demais vereadores para a criação do Serviço Municipal de Verificação de Óbitos. Como a iniciativa deve partir do Executivo a proposta passou pela Câmara como forma de indicação para o Executivo. A iniciativa se levada a efeito pode minimizar muito o sofrimento dos familiares e amigos das vítimas de acidentes e outros tipos de mortes como homicídio cujo os corpos necessitam passar por perícia. A medida evitará que corpo sejam levados para outros lugares com distâncias superiores a 200 quilômetros, situação que só faz aumentar o sofrimento de quem perdeu seus entes queridos.

Restabelecendo
O vereador Paulo César de Souza, o Tatuzinho, aos poucos via retomando a rotina de suas atividades, após no início da noite de segunda-feira,20 ter sentido um mal súbito. Ele foi socorrido por colegas de Câmara, e encaminhado por uma ambulância para atendimento médico, onde não se constatou nada de mais grave e a vida segue. Apesar do susto ele agora segue as recomendações para a realização de exames e alguns cuidados especiais para evitar que este tipo de situação possa voltar a acontecer.

RCC 50 anos
Na segunda-feira,20, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou uma Sessão Solene para comemorar o Jubileu de Ouro da Renovação Carismática no Brasil, realizada a pedido do deputado Professor Cleiton. A solenidade foi presidida pelo deputado Antônio Carlos Arantes, traduzida numa noite de fé e reconhecimento pelos 50 anos da RCC.  Participaram a presidente do conselho da entidade no Brasil, Kátia Roldi Zavaris; o padre Eduardo Doughett, que trouxe o movimento para o Brasil e muitos líderes da Renovação Carismática. os deputados estaduais Professor Wendell, Bruno Engler, Jean Freire e Ana Paula Siqueira, e os deputados federais Eros Biondini, Júlio Delgado e Odair Cunha.

Centenário
E não é todo dia que se comemora 100 anos em plenitude, com lucidez. Foi assim que a turma do Vida Ativa, grupo que se reúne no Estádio Dr. Joaquim Ferreira Gonçalves, do Operário, comemorou na segunda-feira,20 de maio o aniversário da senhora Luiza Afra Souza. É a eterna presidente e aluna do projeto há18 anos. A receita desta longevidade é levar uma vida saudável, com alimentação regada com muitas saladas, frutas e quitutes que ela mesma faz. As festividades tiveram direito a música do coral Vida Ativa, bolo, presentes com muitos abraços e felicitações. Isso sim é pra se comemorar.

Semana MEI
São Sebastião do Paraíso também está participando das atividades da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). Na programação consta a realização de oficinas, palestras e seminários cm temas voltados aqueles que querem se desenvolver em suas atividades. A iniciativa envolve entidades como Sebrae, Senai, a Faculdade Integradas Libertas, Faculdade Calafiori e tem o apoio da Prefeitura de Paraíso. Durante a semana em diversos lugares do Brasil acontecem ações desta natureza que tem por objetivo promover a capacitação, registrar aqueles que querem se tornar um empreendedor, fazer a declaração anual e tirar dúvidas com relação à atividade. As atividades são gratuitas e orientações para formalização e melhoria da gestão do seu negócio.

Tremeu
A sensação de ver paredes, cobertura, janelas, móveis e outros objetos se mexendo e balançando pôde ser sentida por muitas pessoas na tarde de segunda-feira,20, algo incomum para a maioria das pessoas. Há pessoas acostumadas com alguns pequenos tremores oriundos das explosões em uma pedreira em Paraíso,, mas naquela hora do dia, o fato foi incomum. A maioria se assustou e o susto foi grande gerou grande repercussão foi imediata nas redes sociais com relatos por toda a cidade e região dos tremores de terra.

Mundo afora
Conforme apurado pelo Jornal do Sudoeste junto ao Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) o epicentro do tremor de terra ocorreu em Delfinópolis, com 3,9 graus de magnitude na Escala Richter. O tremor foi constatado por 22 diferentes observatórios sismológicos, mundo afora.

Sustentabilidade
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso instalou lixeiras para coleta seletiva na sua entrada, estimulando a participação de todos os vereadores e funcionários nessa iniciativa. Os resíduos serão recolhidos todas as sextas-feiras e depois comercializados pela Associação de Catadores de São Sebastião do Paraíso (Acassp), conveniada com a Prefeitura. Atualmente, a Associação recolhe 50 toneladas por mês, número que pode aumentar com a participação da população. Separar os resíduos recicláveis dos não recicláveis contribui com a natureza e diminui o consumo de recursos naturais usados como matéria-prima para a fabricação de produtos, como a derrubada de árvores para a produção de papel.

Exemplo
Este é mais um exemplo da Câmara Municipal a ser seguido pela comunidade, escolas, hospitais, estabelecimentos comerciais, empresas e nas residências em geral. Segundo levantamentos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, cada cidadão paraisense gera cerca de 820 gramas (quase um quilo) por dia de resíduos recicláveis. Porém, menos de 10% deles são recolhidos, porque não são separados para a coleta seletiva. Isso faz com que grande parte desse lixo seja levado ao aterro sanitário, diminuindo a vida útil dele.

GPS
Depois de ter seu veto derrubado na Assembleia de Minas, governador publica a norma que determina a instalação de GPS e monitoramento de ambulâncias e viaturas do Estado. A medida está prevista na Lei 23.303, que determina que os veículos destinados ao serviço de segurança e saúde públicas do Estado sejam equipados com dispositivo que permita sua geolocalização (GPS), conforme publicação no Diário Oficial do Estado do último sábado,18. A proposta chegou ser vetada pelo Governo com a justificativa de que o Estado está em crise fiscal e não poderia arcar com os custos da proposta. Depois voltou-se atrás. Pode ser o fim daquelas famosas sumidinhas ou fugidinhas.