CIDADANIA RURAL

Senar-MG realiza na Acissp palestra sobre o programa "Cidadania Rural"

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 22-05-2019 09:59 | 3177
Evento reuniu contadores de Paraíso e região para atualização sobre as novidades do setor para produtores rurais
Evento reuniu contadores de Paraíso e região para atualização sobre as novidades do setor para produtores rurais Foto de Vasco Caetano/Jornal do Sudoeste

São Sebastião do Paraíso é uma das sedes de um ciclo de palestras que o Sistema Faemg/Senar Minas promove, esta semana no Sul de Minas. A proposta é apresentar novidades previdenciárias e fiscais na área rural através do projeto denominado Cidadania Rural que tem como público os profissionais das áreas contábeis e de recursos humanos. As palestras são coordenadas pelo analista em arrecadação da Coordenadoria de Administração e Finanças do Senar Minas, Isaías de Souza Claudiano, e tem a participação de Filemon Augusto de Oliveira, contador e professor graduado no setor de finanças, controladoria e auditoria.

Nas palestras são abordados temas como a Contribuição do Funrural e ao Senar; Sub-rogação: adquirentes de produção rural; eSocial; REINF (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais); DCTFWEB (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais); Livro Caixa do Produtor Rural; CAEPF; Regulamento do Imposto de Renda; Contribuição Sindical. De acordo com Isaias Claudiano a iniciativa "visa disseminar e orientar os profissionais da área contábil sobre as novidades previdenciárias e fiscais da área rural, com as últimas mudanças ocorridas na legislação e que envolve diretamente a produção rural", comenta.

Ele ressalta que nos últimos anos tem havido várias mudanças nas leis referentes ao custo da previdência social na área rural com as contribuições pagas pelos produtores rurais, conhecido como Funrural. As alterações abrangem detalhes de como fazer, porque fazer e os códigos de pagamento, acrescenta. "Aqui é um curso prático e está sendo bastante participativo", completa.

Ainda de acordo com Isaias Claudiano, a atuação do Senar no Estado é por meio das parcerias. "Aqui em Paraíso  nós temos nosso conveniado que é a Associação Comercial e por meio desta parceria trouxemos então  este evento para os profissionais da área contábil. É uma ótima parceria  e o Senar atua assim de forma importante  que por meio de parceria podemos alcançar o nosso produtor rural", assegura.

Para o consultor Filemon Augusto a importância do evento é evidente, ainda mais em um momento de mudanças complexas na área fiscal em que os produtores rurais precisarão de ajuda para entender o porquê de tudo isso. Ele explica que os produtores e adquirentes de produtos rurais na maioria das vezes são pessoas que fomentam muito capital, e dentro deste contexto existem as contribuições previdenciárias e são  normalmente serviços prestados por contadores,  ou por pessoas que assessoram  estes produtores. "Neste caso estamos aqui com estes profissionais para que eles realizem de forma correta, sem nenhum risco fiscal e previdenciário as atividades voltadas a estes produtores. Neste contexto é importante estes encontros para orientar as pessoas a fazerem corretamente todo este processo", avalia.

De acordo com o contador e também Delegado Regional do Conselho de Contabilidade de Minas Gerais, Sebastião Cruvinel Fonseca, trata-se de um importante evento para que os profissionais da cidade possam aprimorar seus conhecimentos sobre os assuntos tratados. "É uma oportunidade ímpar de melhorar nosso aprendizado, tirar dúvidas, levantar questionamentos sobre as modificações na legislação para a área rural. Não podemos parar porque as mudanças são constantes e devemos estar atentos para melhor servir em nossos escritórios e atendermos de forma eficiente os nossos clientes e a população em geral", comenta Cruvinel.

Filemon ainda avaliou que a participação do público foi satisfatória. "Tivemos a casa cheia, as pessoas interessadas no conteúdo para fazer o melhor aos produtores rurais, atendendo com excelência", resume. Neste sentido, Isaias também destacou a presença dos profissionais. "Temos um público seleto, profissionais da área e que atuam com a escrita fiscal rural tanto para o produtor quanto para as empresas, sejam elas cooperativas, laticínios, frigoríficos, supermercados e demais segmentos em geral, temos um pessoal bastante entendido do tema", finaliza.

A primeira palestra do ciclo que está ocorrendo na região ocorreu na segunda-feira, 20, em Poços de Caldas. Na terça-feira, 21, o encontro foi realizado em São Sebastião do Paraíso, através de parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agrope-cuária e de Serviços (Acissp).