JEMG

Paraíso classifica 4 equipes para a fase regional do JEMG

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 24-05-2019 10:44 | 2730
Várias equipes de São Sebastião do Paraíso classificaram para etapa regional do JEMG no próximo mês
Várias equipes de São Sebastião do Paraíso classificaram para etapa regional do JEMG no próximo mês Foto de Arquivo

São Sebastião do Paraíso classificou quatro equipes para a disputa da fase Regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2019). A definição se deu após a realização da fase microrregional disputada semana passada em Guaranésia. Agora as equipes e os atletas que disputam competições de forma individual, como é o caso do Xadrez, voltam a se preparar para a etapa futura que será em Caxambu/Baependi, no período de 24 a 29 de junho.

A etapa microrregional do JEMG é considerada uma das maiores competições escolar do País. Os jogos acontecem em 50 sedes de várias regiões do estado e reuniu cerca de duas mil escolas e 36 mil estudantes-atletas. Na sede regional da 35ª Superintendência Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso, as disputas ocorreram em Guaranésia. Os jogos tiveram a participação de representantes de 27 escolas de 15 municípios da região.

As competições foram nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez. Os municípios participantes da etapa microrregional em Guaranésia foram: Arceburgo, Capetinga, Cássia, Claraval, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas, Pratápolis, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.

Entre os paraisenses classificaram as equipes de Futsal Fe-minino (E.E.Paraisense), Handbol Feminino e Masculino (E.E.Paraisense), Voleibol Feminino (E.E. João Alves), todas no Módulo I. Do Módulo I conquistou a classificação o Handebol Masculino da E.E. Benedito Ferreira Calafiori. De maneira individual pelo Xadrez, classificaram Luiza Iastrenski (E.E.Paraisense), Andrew Santos Duarte, Breno David Pereira Paschoa e Paulo Henrique Rocha Pereira (Paraisense). Rebecca Emanuelli Nogueira (E.E.Clóvis Salgado) e Gilberto Oliveira Henrique da Silva (Colégio Paula Frassinetti) classificaram nos módulos I e II, enquanto que Jéssica Santana Fer-nandes (Clóvis) do módulo II também obteve a classificação.

A próxima fase terá sede nas cidades de Caxambu/Baependi e as competições serão realizadas no período de 24 a 29 de junho. A reunião técnica esta agendada inicialmente para o dia 6 de junho quando serão definidas outras diretrizes e aspectos logísticos para cada delegação. Os campeões da etapa microrregional nas modalidades coletivas futsal, basquetebol, handebol e voleibol, além dos quatro primeiros colocados do xadrez avançam para a próxima fase. Participam do JEMG estudantes-atletas do Módulo I, de 12 a 14 anos, e o Módulo II, de 15 a 17 anos.

Novos talentos
Os vencedores da etapa regional seguem para a estadual. Nesta fase, entram todas as modalidades de esportes já executadas, incluindo ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação e tênis de mesa, além das modalidades paralímpicas, como o atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais valorizam a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas de forma educativa e democrática. Buscam também o aumento do vínculo do estudante-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos. As disputas estimulam ainda o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares.

O JEMG é uma ação realizada pelo Governo do Estado de Minas Gerais e executada pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). Em mais um recorde, o JEMG/2019 recebeu inscrições de 839 dos 853 municípios mineiros, o que representa mais de 98% de adesão das cidades à competição.

Os campeões da etapa microrregional e os quatro primeiros colocados do xadrez avançam para a etapa regional. Participam do JEMG estudantes-atletas do ensino fundamental e médio dos municípios mineiros. Os Jogos Escolares de Minas Gerais “ JEMG/2019 indica os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.