REFLETIVAS

Caçambas sem fitas refletivas, ou danificadas, podem ocasionar acidentes

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 25-05-2019 08:32 | 508
Caçamba sem nenhuma sinalização que possa  evitar acidentes com veículos, principalmente  durante a noite nas vias públicas de Paraíso
Caçamba sem nenhuma sinalização que possa evitar acidentes com veículos, principalmente durante a noite nas vias públicas de Paraíso Foto de Jornal do Sudoeste

Para quem gosta de ver e preservar a cidade limpa, sem dúvida nenhuma, uma das melhores invenções criadas pelo homem é a caçamba para depositar entulhos, restos de construções. Antes das caçambas, proprietários e operários de obras em construção depositavam os entulhos bem cima das calçadas, e também no leito de vias públicas, no perímetro urbano.

Além de provocar sujeiras e péssimo visual, entulhos depositados em cima de calçadas impediam o trânsito de pedestres, obrigando-os caminhar no leito de vias públicas, correndo sério risco de atropelamentos, como aconteceu por inúmeras vezes.

Outro fato que ocorria, antes das caçambas, quando chovia intensamente entulhos eram levados pelas enxurradas que entravam por bocas de lobo e entupia galerias de águas pluviais. Só provocavam sujeira, transtornos e gastos com dinheiro público para desobstruir galerias.

Caçambas são de utilidade pública de tamanho imensurável para construtores, profissionais que atuam na construção civil e para o setor de limpeza pública. Mas nem “tudo que reluz é ouro”. Infelizmente surgiu um grave problema, mas de fácil solução por proprietários de caçambas.

Trata-se da falta de manutenção visível de fitas adesivas refletivas, e também a existência de caçambas colocadas dentro de vias públicas de São Sebastião do Paraíso que nem fita refletiva existe. As fitas servem de sinalização noturna para facilitar que condutores de veículos visualizem as caçambas de longe, evitando, assim, colisões e acidente com consequências irremediáveis aos veículos e em pessoas.

É um alerta que fazemos a proprietários de caçambas e principalmente ao setor de fiscalização da prefeitura de São Sebastião do Paraíso, de vez que existem várias caçambas espalhadas por vias públicas, sem a devida sinalização com fitas refletivas, e outras estão danificadas, conforme foto registrada pelo “JS” na área central de Paraíso.

“Prevenção e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.