CURTAS EDIÇÃO 2306

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 25-05-2019 20:31 | 991
Foto de Reprodução

Futebol amador
O vereador e desportista Sérgio Aparecido Gomes é o autor do Projeto de Lei que cria o Dia Municipal do Futebol Amador. Se aprovado, passará a constar no calendário oficial e eventos da cidade, e a data comemorada no dia 19 de julho. A proposição foi considerada objeto de deliberação e inicialmente passa pela Comissão de Finanças, Justiça e Legislação e posteriormente a Comissão de Esportes para em seguida após receber parecer ser apreciado definitivamente pelo plenário da Câmara.

Homenagem
A proposta, conforme justifica Serginho, pretende homenagear jogadores, técnicos, equipes e incentivadores do futebol amador, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados no apoio ao esporte. A organização de eventos ligados ao “Dia Municipal do Futebol Amador” ficará a cargo da Secretaria Municipal de Esporte de São Sebastião do Paraíso, que criará um regulamento para participação de equipes de futebol amadoras.

Antidrogas
Um novo Projeto de Lei entrou em pauta na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Paraíso. O vereador Ademir Ross (Tomateiro), é autor da proposição que institui a “Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas”. A iniciativa prevê a realização anualmente na semana correspondente ao dia 26 de junho, data em que se comemora o Dia Internacional do Combate às Drogas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Uma boa iniciativa que deveria ser levada a sério pelos responsáveis pelo setor.

A saber
O Projeto autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a fomentar e organizar ações que visam a prevenção, o combate e a conscientização através de campanhas, seminários, palestras, debates, reuniões, workshops, conferências, elaboração de cartilhas, folders e cartazes, dando ampla divulgação municipal. Durante a semana, serão debatidos temas como a dependência química, os motivos que levam as pessoas ao consumo de entorpecentes, valores éticos e religiosos, além de tratamentos, terapias e grupos de autoajuda. A proposta busca a divulgação das mensagens em linguagem acessível, para esclarecer a população sobre as consequências do uso de drogas e fortalecer grupos que tenham como objetivo acelerar a recuperação do usuário.

Amarelo
O tradicional Maio Amarelo que é marcado por campanhas de orientação e educação no trânsito sofreu duros golpes nos últimos dias em São Sebastião do Paraíso. Destaque para o aumento nos índices de acidentes e no aumento de vítimas. Chama a atenção que em menos de uma semana foram registrados dois óbitos de pedestres, sendo que em uma das circunstâncias o motorista sequer parou para dar socorro e fugiu do local.

Reduzindo
A boa notícia da semana é a confirmação da redução dos casos de dengue no município afastando a cidade da condição de epidemia como ficou caracterizado entre os meses de janeiro, fevereiro, março e até meados de abril. Foi preciso um trabalho árduo de limpeza dos terrenos e de conscientização do cidadão já que a maior parte dos focos encontrados estava localizado exatamente nas residências. Agora se houver manutenção da limpeza, aliada com a época de tempo frio e observando os demais cuidados e recomendações a situação tende a ficar dentro de uma condição controlável e aceitável. Que cada um continue fazendo a sua parte.

Violência
Mais uma ocorrência na zona rural de São Sebastião do Paraíso foi registrada nesta semana e continua chamando a atenção. Uma fazenda foi visitada na noite de quarta-feira (22/5), de onde foram levadas algumas vacas leiteiras.. O crime só foi percebido na manhã do dia seguinte quando funcionários chegaram e depararam com a porteira aberta e arrombada e visualizaram as marcas de pneu. O número exato de animais não foi informado pela polícia.

E teve mais...
Também na zona rural de Jacuí uma residência foi arrombada na zona rural onde além de danificar o imóvel, alimentos foram levados. Ainda na divisa entre Jacuí e Fortaleza de Minas um trator foi levado de uma propriedade na noite de terça-feira. A polícia investiga as situações que ocorreram na mesma região de divisa dos três municípios e as vítimas padecem prejuízos.

Longe da meta
O Setor de Vigilância em Saúde de Paraíso confirmou durante a semana que conseguiu imunizar 64,67% da população, ou seja, pouco mais de 13.630 pessoas, na campanha contra a gripe. A meta é atingir 95% do público alvo, que representa um total de 21.900 pessoas. A campanha prossegue nesta última semana de maio e é bem possível que possa ser prorrogada para os primeiros 10 dias de junho para que possa alcançar os índices preconizados. Na cidade estão funcionando de forma permanente quatros postos de vacinação, sendo o Posto de Puericultura, além das Unidades de Saúde da Família da Vila Formosa, São Judas e no bairro São Pedro. 

Na cara
O Governo de Minas Gerais iniciou o uso do reconhecimento facial de detentos nas 197 unidades da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), inclusive na unidade prisional de São Sebastião do Paraíso. A tecnologia foi criada pela Diretoria de Sistemas de Informação da secretaria, em parceria com a Prodemge, a empresa de tecnologia da informação do governo de Minas Gerais. O sistema de reconhecimento facial será utilizado com buscas e confronto de foto inserida no banco de informações do Sistema Integrado de Gestão Prisional (Sigpri), onde estão gravadas cerca de 500 mil fotos de presos e egressos. O objetivo é detectar possíveis fraudes, como por exemplo, o mesmo indivíduo com mais de um registro e nomes diferentes.

Funcionamento
Quando uma foto for inserida no sistema de reconhecimento, serão selecionadas e apresentadas dez fotos.  A primeira será a imagem que corresponde à inserida ou a mais parecida com ela. Os primeiros 60 dias serão destinados à verificação da eficiência do sistema, no que diz respeito ao processamento, prazo de reposta e índice de confiabilidade dos resultados. As unidades prisionais deverão dar o retorno para a Diretoria de Sistemas de Informação sobre o funcionamento do reconhecimento facial e eventuais problemas. Até o final do ano, o sistema será ampliado para o controle de visitantes, proporcionado mais segurança e agilidade na entrada e saída de familiares, especialmente nos fins de semana.