FRATERNIDADE

Paraíso terá no dia 30 seminário sobre Fraternidade e Políticas Públicas

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 25-05-2019 16:06 | 267
Evento terá a participação do Bispo Diocesano Dom José Lanza Neto que falará sobre o tema do Seminário
Evento terá a participação do Bispo Diocesano Dom José Lanza Neto que falará sobre o tema do Seminário Foto de Divulgação

A realização do Seminário "Fraternidade e Políticas Públicas" marcado para o próximo dia 30 de maio em Paraíso, tem por objetivo refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade realizada neste ano pela Igreja Católica. O evento prevê a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, juntamente com o bispo da Diocese de Guaxupé, Dom José Lanza Neto. O objetivo é de aprofundar na reflexão sobre o tema e tem o objetivo de fomentar a participação popular e munir os cidadãos de informações relevantes referente a gestão pública.

Neste ano a Campanha da Fraternidade (CF) da Igreja Católica no Brasil tratou do tema "Fraternidade e Políticas Públicas". O objetivo da campanha foi de estimular a população a participação das políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade..

 Segundo o documento, historicamente, a humanidade superou diversas dificuldades com ações e decisões coletivas, portanto é possível afirmar que a participação é essencial no desenvolvimento das sociedades." Portanto, estar presentes nos espaços e canais de participação cidadã é ser protagonistas das Políticas Públicas e fazer ouvir as demandas e as necessidades da população", diz o texto da Campanha da Fraternidade de 2019.

Na programação do Seminário esta prevista a realização de pelo menos seis palestras de curta duração. Na oportunidade serão abordados temas como Administração com responsabilidade, Orçamento Público Municipal, Direitos e Deveres na Administração Pública, Desenvolvimento Econômico Local e Parceiros, Importância da Participação Popular nos atos da política pública, além de Fraternidade e Política Pública.

Entre os expositores destes assuntos estão o prefeito Walker Américo Oliveira, as contadoras Denise Mavel e Adriana Rogeri, o Procurador do Município, Nilo Kazan; o vereador Vinício Scarano, representante do Legislativo. O encerramento será feito pelo bispo Dom Lanza Neto. O evento será realizado no Teatro Municipal Sebastião Furlan, dia 30 a partir das 18h30.

Conforme posicionamento defendido pela igreja durante a realização da Campanha da Fraternidade deste ano, é fundamental o papel da comunidade cristã nessa participação ativa, uma vez que essa é uma ação individual.