CURTAS EDIÇÃO 2307

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 29-05-2019 10:29 | 541
Foto de Reprodução

Manifestação
Apesar de inscritos para organizar uma manifestação em favor das reformas e ações propostas e defendidos pelo Governo Federal, leia-se, presidente Jair Messias Bolsonaro, simpatizantes não se mobilizaram para o evento que aconteceria na Praça Comendador Jose Honório (Matriz), em São Sebastião do Paraíso. Por várias outras cidades, principalmente as capitais e as de maior porte é que os simpatizantes foram às ruas demonstrar solidariedade ao governo.  Quem sabe numa próxima ...

Desinteresse
A Justiça Eleitoral divulgou o balanço da quantidade de eleitores que não compareceram às urnas e nem procuraram para regularizar a situação após as últimas eleições. O quadro demonstra que vem aumentando a quantidade de pessoas que estão perdendo o interesse em ir às urnas. Reflete, em parte, o desencanto com a classe política em todos os níveis. Isso porque a medida atinge eleitores que não votaram ou não justificaram ausência em três eleições consecutivas. Somente em Paraíso são quase 1.300 pessoas que se considerando a legenda seria o suficiente para eleger ao menos um vereador na cidade.

Itinerante
Nesta quarta-feira,29, é a vez dos moradores da região dos bairros Alto Paraíso, Jardim Acapulco, Jardim América, Jardim Daniela, Rubens Rocha, São  José, Verona, Vila Ypê e imediações receberem o Gabinete Itinerante da Câmara Municipal. O atendimento será no período das 14h às 19h, em frente à Escola Municipal Ibrantina Amaral, no bairro Verona. Vereadores estarão no local ouvindo as reivindicações da população e sugestões para obras e projetos. Desde fevereiro o projeto tem percorrido algumas regiões do município indo inclusive no Distrito de Guardinha e poderá também chegar a algumas comunidades rurais. A intenção é aproximar a Câmara, os vereadores  e a população, facilitando o diálogo entre as partes.

Palestra
Nesta quinta-feira, 30, acontece em São Sebastião do Paraíso uma palestra sobre o tema Terceirização na Área Agrícola. O evento terá lugar no auditório da Faculdade Calafiori e será ministrada por José Roberto Reis da Silva. A iniciativa tem a parceria da faculdade em conjunto com a Emater, a Prefeitura. O assunto vem sendo debatido por meio de sindicatos e representantes de outras áreas, principalmente o setor público, com reflexões a respeito do impacto que a terceirização ocasiona na vida do trabalhador. Aqueles que trabalham na zona rural também são afetados pela medida.

Caminhada
Na próxima sexta-feira,31, acontece uma caminhada envolvendo representantes de diversos segmentos da comunidade. O evento será a partir das 8h, com saída da Arena Olímpica  e com destino a Praça Comendador José Honório (Matriz). A iniciativa conclui a campanha Maio Amarelo realizada ao longo do mês que teve entre outros eventos panfletagens, blitizes educativas, palestras e outros eventos debatendo o assunto. O tema deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”. Pelo menos dois acidentes registrados dentro da cidade terminaram em óbito de pedestres, enquanto que a quantidade de colisões e outras situações foram recordes. Algo a ser repensado.

Segurança
O secretário estadual de Defesa Social (Segurança Pública) de Minas Gerais, General Mário Lúcio Alves de Araújo, esteve segunda-feira,26, em Guaxupé juntamente com sua equipe e subsecretários. Ele foi convidado para tratar de assuntos ligados à pasta que conduz desde o início do ano, o gestor da Defesa Social e Administração Prisional mineiras cumpriu extensa agenda na cidade. Representantes de São Sebastião do Paraíso ligados a Polícia Civil e Militar compareceram e participaram do evento.

De prático
As autoridades em comitiva visitaram o presídio local e conheceram a construção do prédio que abrigará a partir desta semana os detentos em regime semiaberto. Depois foi tratada a questão da construção de um Centro de Acolhimento a Menores Infratores. A expectativa é de que a  minuta do Termo de Cooperação entre Estado e Município para que este prédio possa ser construído deva ser assinada no próximo mês. Isso significa mais ação e menos falação. Há menos de dois meses Paraíso fez audiência pública para discutir segurança mais como de praxe, muita falação para pouca resolução.

Delegacia Rural
A Comissão de Agricultura da Câmara aprovou proposta (PL 365/19) que cria delegacias rurais em municípios com mais de 95 mil habitantes. Não é o caso de Paraíso, mas que os presos em cidades menores possam ser encaminhados para os presídios rurais das cidades maiores. Segundo dados da Confederação Nacional da Agricultura, nos últimos dois anos apenas nos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais foram registrados 70 mil 966 furtos e roubos em propriedades rurais. A expectativa é de que a existência de delegacias rurais possa ajudar a diminuir o número de casos de roubo e furtos além de controlar a invasão de terras que muitas vezes leva à morte de pessoas.