MONTANS

Praça receberá nome do ex-prefeito Sebastião Montans, em sua homenagem

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 29-05-2019 11:04 | 835
Ex-prefeito Sebastião Pimenta Montans
Ex-prefeito Sebastião Pimenta Montans Foto de Video Jornal TVP

A vereadora Cidinha Cerize propôs homenagear o ex-prefeito Sebastião Pimenta Mon-tans, que faleceu em 2006, batizando uma praça do município com o nome dele. A vereadora destacou que, apesar de muitas vezes os vereadores serem criticados por nomear ruas e praças com nome de pessoas, esta é uma maneira de deixar registrado o carinho dessas pessoas que fizeram a diferença para a cidade, além de manter a memória deles viva. O projeto foi enviado para análise da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação.

A praça a ser nomeada localiza-se aos fundos da Casa da Cultura, na Vila Mariana. "Eu gostaria de agradecer à família do senhor Sebastião Montans pela oportunidade de fazer essa singela homenagem a um homem que foi tão importante para a nossa cidade. Quando alguém pede para se nomear uma rua como forma de homenagem, por exemplo, é porque aquela pessoa foi importante e muito querida e é prerrogativa do vereador fazer essas nomeações. Isto é muito importante", destacou a vereadora.

Montans faleceu em 2006, aos 87 anos. O ex-prefeito era formado em Engenharia Mecânica e Elétrica no Instituto Eletrotécnico de Itajubá e, após sua formatura trabalhou na Companhia de Estrada de Ferro em Santa Maria (RS). Ao regressar a Paraíso, casou-se com a professora Cecília Ribeiro de Carvalho, assumindo as atividades agropecuárias da família.

Entre 1952 a 1955 foi vice-prefeito na gestão do prefeito Geraldo Froes e, como engenheiro, trabalhou na construção da Lagoinha e de poços artesianos.

Em 1955 Sebastião Montans foi eleito prefeito da cidade; na sua gestão, realizou obras importantes, das quais se destacam projetos de abastecimento de água, a extensão da rua Dr. Placidino Brigagão até a Avenida Wenceslau Brás, a construção do Aeroporto dos Pilões que atualmente é denominado Joaquim Montans Jr (pai do ex-prefeito), a atual sede do TG, o calçamento de importantes vias da cidade, estradas para Termópolis e Morro Vermelho, dentre outras. Em 1966 foi homenageado com a medalha Hélio Costa pelos serviços prestados à justiça.

Após concluir seu mandato, foi o primeiro diretor da Escola Estadual Clóvis Salgado. Segundo o documento, "dedicou-se ativamente à educação, valorizando e ampliando o ensino básico". Foi também diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativa e Contábeis de São Sebastião do Paraíso e do TG. Como empresário, implantou a primeira agência de veículos da Volkswagen no município. Foi um "cafeicultor de referência em tecnologia para a época e pioneiro no plantio em nível de café". Foi agraciado com o "Grande Colar" da Ordem Municipal do Brasão, no grau de "Grande Oficial", em reconhecimento aos seus méritos.

"É um pouco da biografia e nossa reconhecimento a esta importante figura para nosso município", completou a vereadora.

Lisandro também parabenizou a iniciativa e destacou o quanto é bonita a história do ex-prefeito. "Construía-se escolas, fazendo diversas inaugurações e hoje tapa-buraco é uma vitória", finalizou. O projeto foi aprovado e encaminhado para análise da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação.