CURTAS EDIÇÃO 2309

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 05-06-2019 10:06 | 195
Foto de Reprodução

Saúde
Na pauta da recente audiência entre deputado estadual Antonio Carlos Arantes e o secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, foram apresentadas demandas de vários municípios do Sul e Sudoeste de Minas. No caso de São Sebastião do Paraíso, o pleito é em favor da Santa Casa de Misericórdia. Foi entregue um ofício solicitando o pagamento de valores atrasados de convênios que o Estado deve a instituição. O secretário disse que os pagamentos estão sendo normalizados e que analisará a reivindicação apresentada.

Gerência
Quem participou na sessão ordinária da Câmara de Paraíso, na Tribuna Livre, segunda-feira, 2,  foi Luiz Claudio Calixto, o novo gerente geral da Caixa Econômica Federal na cidade. Ele vem  de Poços de Caldas e tem afinidade o município já que sua esposa é paraisense e tem raízes aqui. Ele falou dos serviços prestados pela Caixa, comentou sobre o programa Minha Casa Minha Vida. Esclareceu ainda que em relação aos correspondentes bancários que a Caixa tem interesse em abrir novos postos, mas encontra resistência devido a questões de segurança, o que tem levado os comércios a desistirem do serviço.

Força Tarefa
Em sua visita à Câmara, o novo gerente ouviu sugestão do vereador Marcelo de Morais para que se faça uma “força tarefa” entre funcionários da Caixa e do município, ou seja da Prefeitura, para apurar irregularidades envolvendo contemplados com imóveis no Minha Casa, Minha Vida. Marcelo aponta, como exemplo que no Parque Belvedere há muitos imóveis que foram vendidos, alugados e outros estão abandonados.

Audiência
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou na Câmara Municipal semana passada a audiência pública de prestação de contas referente ao Primeiro Quadrimestre de 2019. A medida atende a uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal. A apresentação ficou por conta da gerente contábil, Denise Paschoini e do secretário de Saúde, Wandilson Bícego. Nem todos vereadores compareceram,  e foram feitas muitas indagações, questionamentos.

Indicadores
O secretário de Saúde Wandilson Bícego apresentou indicadores referentes aos meses de janeiro a abril de 2019. Segundo ele, diversas metas foram atingidas. Dentre as principais, destacam-se o percentual de beneficiários do Programa Bolsa Família que são acompanhados pela atenção básica, a taxa de cobertura populacional pelas Unidades de Saúde da Família (USF’s), a quantidade de mamografias e partos normais, a redução de gravidez na adolescência e a vacinação infantil. Não foram atingidas as metas de taxa de mortalidade infantil e proporção de imóveis visitados em pelo menos quatro ciclos para controle da dengue.

Visitas
Depois de um grupo de estudantes do curso de Direito da Faculdade Integradas Libertas, agora foi a vez dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Galileu, visitar e conhecer as instalações da Câmara Municipal. Os estudantes entregaram um abaixo-assinado com quase 70 assinaturas pedindo melhorias no entorno da Lagoinha: guardas municipais para controlar o trânsito na entrada do colégio, instalação de lixeiras no parque, melhorar a iluminação pública e manutenção das grades, bancos e brinquedos do parque. O pedido deve ser encaminhado a Prefeitura responsável pela administração das áreas públicas.

Zumba
A população paraisense esta sendo chamada a participar no próximo sábado,8, a partir das 9 horas da manhã, na Praça da Matriz de um aulão de zumba. O evento coordenado pelo professor Eduardo Vieira, terá a participação de instrutores de Passos, Guaxupé, Itaú de Minas e Franca, com a expectativa de momentos de muita alegria, festa e descontração para cuidar da saúde. A atividade combina força, resistência com movimentos inovadores da dança e apresenta benefícios à saúde com aumento da frequência cardíaca, maior flexibilidade corporal, agilidade e coordenação motora. Diga adeus aos medos, preconceitos e tabus e vá se divertir, nesta aula pública.

Concessão
O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, lançaram o Programa de Concessões Rodoviárias. A expectativa é atrair investimentos da ordem de R$ 7 bilhões em sete lotes de rodovias estaduais, além de gerar mais de 9,5 mil empregos, entre diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento regional no estado. Com 2,5 mil quilômetros de extensão, o pacote envolve concessões que vão durar de 25 a 30 anos. Serão diretamente beneficiados mais de 100 municípios, que representam cerca de 30% do PIB de Minas Gerais. Nenhuma área próxima a São Sebastião do Paraíso integra o circuito apresentado.

Mais delegados
Os 76 aprovados para o cargo de Delegado de Polícia (Edital n.º 01/18), realizado pela Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), foram nomeados pelo Governo de Minas na edição de 1º de junho do Diário Oficial do Estado. A data e o local para a entrega da documentação serão definidos em breve, com divulgação no Jornal Minas Gerais e no site da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Esta é a primeira nomeação referente ao edital publicada pelo Estado. Nos próximos dias, os nomeados se apresentarão à Acadepol para o curso de capacitação. Com a conclusão e a aprovação no curso, serão designados às Delegacias de Polícia, observando-se as necessidades de cada unidade.

Turismo
Como nos tempos em que foi ministro do Turismo, no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, isso no período entre os anos 2000 a 2002, o agora presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles acaba de lançar um programa para o setor, o chamado Investe Turismo. Trata-se de uma iniciativa que atenderá 158 municípios brasileiros através de um pacote de ações e investimentos, incentivos a novos negócios, acesso a crédito, marketing e qualificação. Iniciativa privada e o setor público estão unidos para promover competitividade em 30 rotas, com investimentos que chegam a R$ 200 milhões.