MEIO AMBIENTE

Atividades educativas marcam Semana do Meio Ambiente em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 06-06-2019 22:10 | 259
Como já acontece com o Plano Municipal de Arborização haverá plantio de mudas de árvores na Semana de Meio Ambiente
Como já acontece com o Plano Municipal de Arborização haverá plantio de mudas de árvores na Semana de Meio Ambiente Foto de Roberto Nogueira

Nesta quarta-feira, 5 de junho é comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente. A data esta sendo celebrada em São Sebastião do Paraíso durante a semana com a realização de vários eventos. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de meio Ambiente (Semad) programou uma série de ações destinadas a conscientização da comunidade envolvendo vários segmentos da população. Na quinta-feira,6, por exemplo haverá um trabalho de arborização no bairro Santa Tereza, assim como no sábado haverá atividade de revitalização da Praça da Abadia. 

A programação tem a iniciativa da Prefeitura, mas, é realizada em parceria com várias empresas e entidades que desenvolvem algum tipo de atividade no município.

O primeiro evento do calendário organizado pela SEMAD ocorreu na manhã de segunda-feira,3. Na Escola Municipal Professora Hilda Borges Pedrosa, houve uma ação educativa em conjunto com a Polícia Ambiental. Houve palestra sobre reciclagem com o Grupo de Mulheres do Centro de Referência de Atividades Sociais (CRAS) no bairro Santa Tereza.

Na terça-feira, 4, a atividade de educação foi realizada com funcionários da empresa Olam Coffee na E.M. Roque Scarano. Para esta quarta-feira, 5, as ações acontecem em dois períodos do dia. Às 8h haverá limpeza da área verde ao longo do Projeto Somma, nos dois lados do complexo que é ladeado por duas avenidas. Às 9h serão desenvolvidas ações de conscientização em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.

Para amanhã quinta-feira, 6, a programação prevê a realização de um seminário pelo Instituto de Gestão Política e Sociais (Gesois). O órgão foi designado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) para desenvolver no município um trabalho de apoio técnico com o objetivo de ampliar o programa de coleta seletiva. A intenção é dar todo suporte necessário para que os municípios cumpram as metas estabelecidas pelas Políticas Estadual e Nacional de Resíduos Sólidos.

No caso de Paraíso o objetivo é ampliar a coleta seletiva e o trabalho está sendo desenvolvido em etapas. Além da criação de grupo gestor que envolve participantes do governo e da iniciativa privada, também está sendo elaborado um diagnóstico com trabalhadores do setor. Também está sendo produzido um relatório sobre a geração de resíduos e potencial de comercialização de recicláveis na região. O resultado dos trabalhos será apresentado em um seminário que acontece nesta quinta-feira, às 8h30, no Ceduc.

Ainda na quinta, às 13 horas haverá palestra para as crianças integrantes do projeto Garotos para a Paz, no CRAS Santa Tereza. Às 14 horas acontecerá o desenvolvimento de um programa de arborização na praça do bairro Sata Tereza. Já na sexta-feira,7, às 8h30 acontecerá atividade educativa em parceria com a empresa Olam Coffee, na E.M. Morro Vermelho.

No sábado, 8, na Praça Comendador José Honório, às 9 horas acontecerá a premiação dos ganhadores da Gincana da Coleta Seletiva que tem a participação de várias escolas da cidade. No local acontecerá coleta de lixo eletrônico e uma aula de zumba. Às 9h30 ocorrerá mais uma ação de educação com o desenvolvimento do projeto de revitalização da Praça da Abadia. Este trabalho ocorrerá em parceria com a empresa Gonçalves Salles S/A que participa do programa Adote Uma Praça.

O encerramento da programação será no domingo com a realização de um Trekking Ecológico, no domingo, 9. A largada será em frente a Escola Estadual Paula Frassinetti, no bairro São Judas Tadeu às 8 horas. A chegada será no Parque da Serrinha, após um percurso com trilhas, matas e outros obstáculos. O lema adotado neste ano é "Lixo é seu, a responsabilidade e todos". 

Poluição
Segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez pessoas no mundo estão expostas a altos níveis de poluição do ar. Os resultados são a intensificação do aquecimento global, prejuízos à saúde e até rombos econômicos, segundo a ONU, a poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano. E quem pensa que a poluição do ar é gerada apenas pelas indústrias e pelos poluentes dos veículos está muito enganado. Em seu site interativo, elaborado especialmente para a data, a ONU enfatiza a importância de se entender os diferentes tipos de poluição atmosférica para, então, combatê-la. As cinco eleitas como principais são as poluições por meio da agricultura, da indústria, do transporte, do lixo e a doméstica.

Neste ano com o tema a "Poluição do Ar", uma questão crítica tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana tem por objetivo de unir esforços para combater este mal, que atinge todas as pessoas. Mas é particularmente prejudicial às crianças e mulheres grávidas. Nove em cada dez pessoas em todo o mundo respiram ar poluído.

As emissões nocivas são responsáveis por uma em cada nove mortes em nível global e por sete milhões de mortes prematuras por ano. Só no continente americano, mais de 300.000 pessoas morrem anualmente devido à má qualidade do ar.