CURTAS EDIÇÃO 2310

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 08-06-2019 10:07 | 130
Foto de Reprodução

Resíduos
Diariamente, 50 toneladas de resíduos são geradas em São Sebastião do Paraíso, e pelo cálculo, cada pessoa produz 0,77 gramas. Estes dados, dentre outros, foram apresentados em seminário sobre coleta seletiva, realizado quinta-feira (6/6) no CEDUC. Quando se compara, segundo informações, a geração de resíduos em Paraíso está abaixo da média nacional

Repasses
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso encaminhou para apreciação do Legislativo um Projeto de Lei que pede abertura de crédito adicional especial de 1 milhão, 650 mil e 471 Reais e 60 centavos. O valor refere-se a contrapartida do município a um termo de cooperação firmado com a Santa Casa de Misericórdia e tem a participação de outras cidades da região.  A medida visa amenizar a grave situação financeira da entidade que passa por momentos de dificuldades em função de atrasos nos repasses do Governo do Estado para com a instituição.

Transferência
O deputado Antonio Carlos Arantes, acompanhado pelo prefeito Geraldo Magela; do presidente da Câmara Municipal, Zé Gordo, e do ex-prefeito João Arantes, foi recebido em audiência nesta semana pelo comando das polícias Civil e Militar para tratar de temas ligados à segurança pública de Jacuí. Entre elas, a transferência de subordinação policial do município, que hoje é em Passos, para São Sebastião do Paraíso, e o aumento de efetivo na cidade. Na reunião com o delegado geral de Polícia Civil, Wagner Pinho foram mostrados detalhes da localização mais próxima a Paraíso.

Em andamento
Parte dos pleitos apresentados tiveram fluidez e outros estão em andamento. Em resposta aos pedidos do deputado Arantes, o delegado Wagner Pinto autorizou a designação de um delegado e dois investigadores para o município nos próximos três meses. Quanto à transferência de subordinação, avisou que solicitará um estudo técnico para sua execução. Na Polícia Militar o comandante Geral da PM, Coronel Geovanne Gomes da Silva ouviu a exposição do deputado e determinou estudo de viabilidade para a mudança de subordinação, que ficará pronto em até 30 dias.

Antitabagismo
Três Unidades de Saúde da Família de São Sebastião do Paraíso mantêm grupos de apoio a quem deseja parar de fumar. O programa de controle ao tabagismo é nacional, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com as prefeituras. No município, os grupos estão nas Unidades de Saúde da Família da Estação, João XXIII e Lagoinha.

Participar
Para fazer parte do programa, a pessoa precisa ir até a Unidade de Saúde do bairro, realizar um cadastro e uma entrevista. De acordo com informações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) são três meses de tratamento, onde o paciente comparece a uma reunião semanal durante as quatro primeiras semanas, duas quinzenais e uma mensal ao final do ciclo. A Prefeitura, em parceria com o Estado, oferece apoio psicológico, terapêutico e o medicamentoso, incluindo os adesivos.

Liberação de celular
O uso de celulares no interior das agências e postos de serviços das instituições bancárias e financeiras pode ser liberado no Estado. Isso é o que pretende o Projeto de Lei que teve aprovado nesta semana parecer pela legalidade da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O projeto, de autoria do deputado Bartô (Novo..

Recursos
Em justificativa, o autor pontua que, com o avanço tecnológico, os telefones se tornaram uma das ferramentas para se acessar vários recursos necessários na hora de fazer um procedimento bancário. O projeto segue para a Comissão de Segurança Pública em 1º turno.

Pedágio
A Concessionária AB Nascentes das Gerais confirmou que a tarifa de pedágio na rodovia MG 050 de São Sebastião do Paraíso a Juatuba, será reajustada a partir de 0h da próxima quinta-feira,13 de junho. O valor mínimo a ser pago pelos condutores que passarem por um dos seis postos de pedágio passa de R$ 5,90 para R$ 6,10 para veículos simples. O aumento que ocorre anualmente de acordo com a empresa que administra a via é de aproximadamente 5%.