MAIS GENÉTICA

Paraíso realiza lançamento do programa Mais Genética

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 13-06-2019 16:21 | 1625
Foto de Reprodução

Uma palestra vai marcar o lançamento oficial do Programa Mais Genética, em São Sebastião do Paraíso. O evento está marcado para acontecer nesta quarta-feira,12, a partir das 17 horas no plenário da Câmara Municipal. Conforme o chefe de Departamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro), Marco Aurélio Alves de Paula, "esta é uma grande oportunidade para todos os interessados participarem deste momento, para a busca de novas informações, para atualização de conhecimento e tirar todas as dúvidas sobre este segmento produtivo da nossa agropecuária", anuncia.

O objetivo é melhorar a qualidade genética dos bovinos e da bacia leiteira do Sul e Sudoeste do Estado de Minas Gerais. "Vai ser o lançamento do programa aqui no Município, teremos a presença do coordenador do programa, que fará uma palestra abordando o assunto", explica Marco Aurélio. Serão repassados detalhes para os interessados de como se identifica o cio das vacas e como será o desenvolvimento do projeto. "Convidamos todos os pecuaristas e interessados para participarem conosco em mais esta iniciativa que visa fomentar o setor possibilitando a geração de mais emprego e renda no nosso município", acrescenta.

O programa prevê a formação de inseminadores e a montagem de uma infraestrutura que abrange desde a doação de botijões de sêmen, instrumental de inseminação e material genético para o município. Os produtores rurais são beneficiados gratuitamente e caberá à Prefeitura a compra do sêmen e o pagamento do inseminador.

Em São Sebastião do Paraíso o programa está sendo inserido com a ajuda do deputado estadual Emidinho Madeira, que doou um botijão de sêmen para ser utilizado entre os produtores de gado.

Os programas estaduais de inseminação artificial buscam garantir, além do acesso às tecnologias de melhoramento genético do rebanho leiteiro, a possibilidade de aumento da produtividade em propriedades da agricultura familiar. Para que seja pleiteada a participação no programas, o município deve comprovar tradição na pecuária leiteira, contar com agricultores familiares interessados e disponibilizar um profissional de apoio ao produtor nas ações de inseminação. De maneira específica a iniciativa visa promover a transferência de genética superior dos planteis de bovinos de seleção para os estratos básicos de produção comercial da bovinocultura de corte e de leite.

O material genético disponi-bilizado aos agricultores familiares é procedente de animais testados e aprovados em grandes centrais de inseminação e proveniente das três principais raças de bovinos produtores de leite: Holandesa, Girolando e Gir Leiteiro.

O Programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e tem o apoio de outros órgãos como a EMA-TER MG, EPAMIG, IMA, e é desenvolvido em parceria com prefeituras municipais e instituições privadas como aos sindicatos de produtores rurais, cooperativas agropecuárias, agentes financeiros e, de forma destacada, com as Associações de Criadores.

Conselho Rural
Também será realizada nesta quarta-feira,12, excepcionalmente, na sede da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso a reunião dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O encontro está marcado para as 16 horas, na Avenida Dr. José de Oliveira Brandão Filho º445 no Jardim Mediterranèe.

De acordo com o presidente do Conselho, Marco Aurélio Alves de Paula, a presença dos membros titulares e suplentes é imprescindível. Na pauta do dia serão tratados de assuntos como o lançamento do programa Mais Genética, a realização do Concurso Municipal de Qualidade do Café, eleição da nova diretoria do Conselho Municipal Rural que acontecerá no dia 10 de julho. Também será abordado sobre a analise da Terceirização Agrícola, evento ocorrido na Faculdade Calafiori e da visita que será realizada a Hortitec 2019, em data a ser confirmada.