DIRETOR ESCOLA

Chapas podem ser divulgadas para eleição de diretor escolar

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 12-06-2019 16:23 | 307
Foto de Reprodução

Até a próxima sexta-feira,14, as escolas da rede estadual de ensino realizam mais uma etapa do processo de escolha de diretor e vice-diretor. Com a participação da comunidade escolar, estão sendo realizadas reuniões nas unidades de ensino para divulgação das chapas e apresentação dos Planos de Gestão. A votação acontecerá no dia 17 de junho, em todo Estado onde serão selecionados gestores para 3.496 escolas.

Nas escolas, as comissões organizadoras são as responsáveis por fomentar o debate e incentivar a participação de toda a comunidade. A comissão deve organizar um espaço de debate que conte com a participação dos três segmentos que abrange os servidores da escola, pais e responsáveis e estudantes. Também é importante que exista equidade entre as chapas e que seja garantida a isonomia para que todas apresentem seus projetos.

O Plano de Gestão é considerado um importante instrumento de administração das unidades escolares, porque qualifica o debate e aperfeiçoa o processo democrático. Além disso, é uma oportunidade que a comunidade tem para discutir projetos mais adequados à realidade e as necessidades das escolas. Os planos devem abranger todos os aspectos referentes à gestão escolar e é fundamental que tenham como foco a melhoria da qualidade da educação ofertada.

Em vários estabelecimentos escolares de todo o Estado as redes sociais estão sendo utilizadas como instrumento para garantir a divulgação e a participação da comunidade. Através das redes sociais os candidatos pretendem alcançar o maior número de pais e responsáveis. Os candidatos estão utilizando as mídias para divulgar seus planos de gestão e divulgar as respectivas candidaturas.

Na sede da 35ª Superintendência Regional de Ensino, em São Sebastião do Paraíso a eleição acontecerá em 11 estabelecimentos escolares instalados na cidade. Já nos outros 15 municípios da Regional de Ensino haverá eleição em 27 escolas. Em todos estes locais a abrangência é superior a 15 mil estudantes que poderão participar da votação para a escolha dos novos diretores.

Também foi pensada uma estratégia para divulgação das reuniões. Foram marcadas reuniões em três horários diferentes. A comissão está divulgando nas salas de aula. Também foram feitos cartazes distribuídos em pontos estratégicos das comunidades visando atingir não só os estudantes, os pais de alunos, mas também os membros da comunidade com direito a voto. Conforme o cronograma, a votação acontece em 17 de junho. No mesmo dia deverá ser realizada a apuração dos votos e, a partir das 20h, o anúncio da chapa indicada. Em todo o estado serão escolhidos gestores para 3.496 escolas.