CONCURSO CAFÉ

Paraíso confirma a realização do concurso para café de qualidade

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 16-06-2019 22:02 | 4517
Presidente do CMDRS disse que regulamento do  concurso de qualidade do café nas próximas semanas
Presidente do CMDRS disse que regulamento do concurso de qualidade do café nas próximas semanas Foto de Roberto Nogueira

A confirmação de que o município terá neste ano a realização de seu concurso de café de qualidade ocorreu durante a reunião dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS). A proposta vem sendo estudada desde o ano passado e agora está em seus últimos detalhes antes de o certame ter o seu lançamento oficial. "Estamos em busca sempre de novidades e hoje não podia ser diferente com estas boas notícias que estamos divulgando aos nossos produtores e que trarão bons resultados em vários setores da nossa agropecuária", comenta o presidente do conselho, Marco Aurélio Alves de Paula.

A realização do concurso foi um dos principais assuntos abordados na reunião do CMDRS, nesta semana. Segundo Marco Aurélio há algum tempo que a Sedeagro vem se preparando para o concurso. "Tivemos a ideia no fim do ano passado e começamos a montar o esboço do regulamento. Agora estamos acabando de definir os parceiros, o que deverá ocorrer nos próximos dias, bem como os demais detalhes", anuncia.

Ele acrescenta que a iniciativa está no caminho certo por incentivar a principal atividade produtiva e econômica do município. "A nossa região tradicionalmente é produtora de cafés finos. Recentemente tivemos o cafeicultor Cleber Marques de nossa cidade premiado por uma grande empresa no projeto "Nestlé Origens do Brasil", que estampou em um rótulo de uma embalagem de café a produção do município relacionada, como de alto potencial de qualidade", descreveu. Marco acrescenta que com frequência produtores locais têm se destacado em vários concursos de qualidade em Minas Gerais e também em outros estados.

O objetivo é contribuir para uma melhor qualidade de vida do cafeicultor e da sociedade mineira, promovendo agregação de valor e distribuição de renda, por meio da produção sustentável de cafés de qualidade. Além do caráter educativo a iniciativa visa ainda promover a consolidação da cafeicultura, estimular as demandas por tecnologias, produtos e serviços, além de identificar diferentes qualidades dos cafés produzidos no município.

"Queremos com isso incentivar a produção de um café que pode agregar valor e remunerar melhor a família do produtor. A nossa intenção é esta, levantar os pontos que têm mais aptidão para produzir café de qualidade e ver que o município tem esta condição e o produtor pode ter uma renda a mais com isso", completa.

         Segundo ele o cafeicultor já pode preparar sua amostra. "A Emater é a nossa parceria de sempre e nos ajudará. Logo iremos credenciar os armazéns para guardar os cafés e teremos acertado o local da entrega das amostras", completa. Ele informa que o concurso terá como público alvo as propriedades de pequeno porte. "Vamos abrir a todos e não será um café preparado, será bica corrida para dar oportunidade a todos de saber qual o tipo de café que se tem", conclui.

 

Conselho Rural

A reunião foi produtiva definiu o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural. "Tivemos a participação dos produtores das associações, representantes da Faculdade Calafiori que tem atuado em parceria conosco", disse.  De acordo com a secretária de Agricultura, Yara de Lourdes Souza Borges as reuniões são importantes. "É o local onde podemos mostrar o resultado dos trabalhos e as informações são repassadas nas comunidades", afirma.

Na reunião foi tratada ainda sobre a visita dos horticultores de Paraíso a Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura) que acontecerá dia 27 de junho, em Holambra (SP). Ela disse anda que estas atividades "ajudam a abrir o leque de ações sobre o que pode ser feito com menor custo e às vezes até sem custo para os nossos produtores rurais".

Excepcionalmente a reunião ocorreu no plenário da Câmara Municipal, a convite do presidente do Legislativo, Lisandro Monteiro, sendo que local também ocorreu o lançamento do Programa Mais Genética.

Estiveram presentes representantes das associações rurais do município, a secretária Yara de Lourdes Souza Borges, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro), o chefe de Departamento de Agricultura, Marco Aurélio Alves de Souza e a presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável, Thais Ferreira Júlio; além dos vereadores Luiz Benedito de Paula e José Luiz das Graças, participaram da reunião. Também estava presente o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso, Ailton Rocha de Sillos.

Durante a reunião do conselho rural foram tratados de vários temas ligados ao setor agropecuário