MATEMÁTICA NO SÁBADO

Sábado letivo na Rede Estadual de Ensino será dedicado à matemática

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 26-06-2019 14:17 | 455
Foto de Reprodução

O próximo sábado,29, será letivo em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino. A data marcará a culminância de um mês dedicado à realização de ações interdisciplinares que contemplam habilidades da matemática. Assim, para auxiliar na elaboração de atividades da disciplina, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) encaminhou para as escolas sugestões de atividades para serem desenvolvidas com os estudantes durante todo o dia.

Desde o início do mês, as escolas reservam aulas para o desenvolvimento das atividades. Para subsidiar as ações foram encaminhados três cadernos para a realização de exercícios da disciplina. Um deles é voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental com atividades específicas do 1º ao 5º ano; o segundo com atividades que contemplam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Já o terceiro caderno apresenta atividades destinadas aos estudantes do Ensino Médio.

A sugestão da SEE para as escolas como uma ação a ser realizada, por exemplo, é a do Circuito Matemático. Ele contempla atividades como jogos diversos, oficinas e brincadeiras sobre a temática. Nesse circuito, cada estudante terá a oportunidade de vivenciar ou imergir em uma situação matemática, de forma que perceba que a matemática está em toda parte e é essencial para o desenvolvimento social e humano.

Sábados Letivos
As ações de intervenção pedagógica estão previstas no Calendário Escolar, por meio da Portaria SEE n° 248/2019, e acontecerão em todas as escolas estaduais de Minas Gerais. O primeiro sábado letivo aconteceu no dia 30 de maio. O documento institui diretrizes administrativas e pedagógicas complementares, bem como os procedimentos para o registro de dados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) e no Diário Escolar Digital (DED) O segundo será realizado neste sábado,29 de junho e o próximo está marcado para o dia 30 de agosto.