CURTAS EDIÇÕES 2316

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 29-06-2019 07:17 | 374
Foto de Reprodução

Participativa
Meados desta semana foi realizada mais uma edição do Gabinete Itinerante da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. O evento foi na praça do bairro Residencial Morumbi onde os vereadores compareceram para ouvir as reivindicações dos moradores da região. Dezenas de pessoas participaram e foram ouvidas pelos membros do Legislativo. Entre as demandas mais solicitadas estão melhorias na praça, no transporte coletivo entre outras questões. A partir de agosto haverá nova movimentação em outra região da cidade. 

Em ação
A Prefeitura de São Tomás de Aquino (MG) realiza durante este final de semana a inauguração do Parque de Exposições Elpídio Theófilo de Carvalho. Alem de atrações artísticas estão programados outros eventos para a comunidade. Já na segunda-feira, 1º de julho, acontecerá uma reunião importante envolvendo o empresariado do município para a assinatura da cessão de uso dos imóveis do Parque Industrial. A expectativa é de que as empresas possam logo se instalar e expandir suas atividades podendo assim gerar mais emprego e renda aos aquinenses.

Energia renovável
O deputado Antônio Carlos Arantes participou do II Debate Público Energia de Fontes Renováveis: a construção do desenvolvimento sustentável, realizado nesta semana na Assembleia Legislativa. Cerca de 400 pessoas ligadas ao setor lotaram o auditório para ouvir os expositores e participar dos debates. Segundo o deputado, Minas lidera a produção de energia solar fotovoltaica. O setor está em franca expansão em todo o Brasil à medida que os custos de implantação vão sendo reduzidos e tornando mais acessíveis a maior parte da população.

Comemorou
O vereador Marcelo de Morais não escondia seu contentamento, sexta (28/6), tendo em mãos cópia da decisão da 4.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. É que no ano passado o Ministério Público na comarca de São Sebastião do Paraíso propôs ação civil pública contra Marcelo, que à época presidia a Câmara. O motivo é que havia funcionários contratados, que prestavam serviço àquela Casa Legislativa, desde outros carnavais. E o MP entende que houve indicativos de lesão ao patrimônio público, e “enriquecimento ilícito”, do vereador e dos envolvidos.

Até o momento
A ação do Ministério Público contra o então presidente da Câmara foi acatada pelo juiz da 2.ª Vara Cível da comarca, Marcos Antônio Hipólito Rodrigues. E Marcelo recorreu ao Tribunal de Justiça, que por três votos, atendeu o recurso do vereador. Conforme a relatora do recurso, desembargadora Ana Paula Caixeta, não há “nesse momento processual, fortes indícios” de que o vereador tenha “praticado atos com o intuito de lesar o erário ou promover o enriquecimento ilícito dos envolvidos”.

Curso
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso abre nesta segunda-feira, 1º de julho, e prossegue até a próxima quarta-feira,3, as inscrições para dois cursos gratuitos realizados no modelo de Ensino à Distância (EAD). As opções são para Técnico em Logística e Técnico em Qualidade, sendo disponibilizadas 50 vagas para cada curso. O público alvo são estudantes matriculados no 2° e 3° ano do Ensino Médio. A iniciativa visa proporcionar qualificação aos jovens, principalmente àqueles que estão em busca do primeiro emprego. A realização é da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com a IFSuldeminas - Campus Pouso Alegre.

Cooperativismo
Nesta segunda-feira, 1º de julho, acontece a partir das 9h30 no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais uma audiência pública. O debate atende requerimento do deputado Antonio Carlos Arantes junto a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia. A intenção do parlamentar é debater o atual estágio do cooperativismo em Minas Gerais por ocasião das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo.

Inaugura
Neste domingo acontecerá a inauguração do Centro de Lazer Vereador Valdeci Amorim de Lima, no bairro Santa Tereza, construído em uma área de 2.200m². A concentração será a partir das 14 horas, em frente ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) instalado no bairro.  Trata-se de um espaço que antes era considerado um terreno baldio e que foi totalmente revitalizado e dará lugar a uma área de convivência. No local os moradores poderão desfrutar de uma área de lazer com campo de areia, brinquedos, academia ao ar livre e pista para caminhada.

Oportunidade
O prefeito Walker Américo Oliveira anunciou no meio de semana após reunião com empresários representantes o grupo Cremer a possibilidade de ser instalado um Centro de Distribuição da empresa em São Sebastião do Paraíso. A demanda depende de um pedido feito e já protocolado juto ao Governo do Estado com vistas a redução de impostos. A iniciativa deve resultar na instalação do núcleo na cidade e geração de emprego e renda no município. É hora de todas as lideranças se engajarem, unirem as forças e caminharem juntas para viabilizar este projeto que certamente trará benefícios para dezenas de pessoas trabalhadoras do município.

Fake
Em tempo de quase tudo se recorrer as redes sociais, nesta semana pelo menos dois órgãos que trabalham na cidade terem de enfrentar, mais uma das mazelas das redes sociais, a chamada “fake news”. Rolou nas redes durante a semana um pedido de doação de sangue para uma pessoa que sequer figurou na lista de internados do hospital da cidade. Várias pessoas se mobilizaram para doar.

Nota
Pior de tudo utilizaram de uma doença grave, mas que não tem nenhum paciente com este registro em Paraíso. Foi preciso uma nota oficial para desmentir e esclarecer os fatos e desfazer toda confusão criada. Fica o alerta em compartilhar e divulgar qualquer tipo de informação.

Vacinação
O município paraisense havia atingido o percentual de 87,03% de cobertura vacinal da gripe, segundo levantamento divulgado pelo Setor de Vigilância em Saúde durante a semana. Indica que pelo menos 18.355 pessoas foram imunizadas contra a gripe neste ano. Desde o início do mês a vacina foi disponibilizada gratuitamente a toda a população. A maioria dos grupos prioritários conseguiu atingir a meta estabelecida de atender pelo menos 90%. Ainda assim um ou outro grupo, como por exemplo, das gestantes não havia atingido o volume mínimo preconizado. Durante a semana poucas doses ainda estavam disponíveis.