CURTAS EDIÇÃO 2318

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 06-07-2019 10:27 | 495
Foto de Reprodução

Esquentou
O tempo voltou a esquentar entre vereadores e o prefeito Walkinho nesta semana. Na versão do vereador Luiz de Paula, presidente da Comissão Parlamentar Processante – CPP –, ele foi ao gabinete do prefeito, abrir-lhe vistas dos autos onde se apura pagamento feito pela Prefeitura, de honorários advocatícios, relacionados ao INPAR, que tem sido visto por vereadores como ilegal. Segundo o vereador ao receber o documento o prefeito teria se exaltado.

Tapa no relatório
“Ele assinou as vias, olhou para o relatório, disse que era um absurdo, que era inocente e que não devia nada. Disse que se fosse caçado iria morrer gente por causa dessa cassação e deu um tapa no relatório e disse um monte de outras coisas”, afirma Luiz de Paula. O prefeito Walkinho nega, disse ter se surpreendido com a notícia, e diz que o vereador “mente”.

Podem comprovar
“Surpreende-me a coragem do vereador em colocar palavras na minha boca, mesmo com a presença de quatro pessoas na sala, sendo vereadores Jerônimo e Serginho e os assessores Pedro Ivo e Denis Menezes, que podem comprovar que não houve qualquer fala desta natureza”, disse Walkinho em comunicado enviado ao Jornal do Sudoeste.

Boa notícia
De uns tempos para cá, coisa de uns dois meses, a Prefeitura de Paraíso desempacou e praticamente a cada semana tem anunciado a possibilidade de novas empresas se instalarem ou expandirem suas atividades no município. Agora o anúncio do prefeito Walker Américo é a possível vinda de uma distribuidora de combustíveis para a cidade conforme tratativas ocorridas nesta semana em seu gabinete, com os empreendedores Rogério Cardoso e Antônio Zague, que representam a empresa Ruff que possui sede em Paulínia (SP). Fala-se na previsão de faturamento de R$ 300 milhões no primeiro ano e capacidade de armazenamento para dois milhões de litros de combustível, sem contar na geração de novos postos de trabalho. Bons presságios.

Rumores
No meio da semana surgiu a informação de que a Rede Vida de Televisão estaria funcionando com seu sinal digital em 19.1 em São Sebastião do Paraíso. A notícia foi divulgada em sites e fóruns especializados em acompanhar a evolução da implantação da TV Digital no território nacional. No entanto, alguns telespectadores confirmaram que mesmo depois de realizar buscas manuais e automáticas, não encontraram o referido canal. O mesmo continua sendo transmitido normalmente pelo sistema analógico.

Analógico
O técnico José Américo Mafra confirmou ao Jornal do Sudoeste que a Rede Vida possui o equipamento pronto para iniciar transmissão digital na cidade, mas ainda não o fez e continua com o sinal analógico. Como novidade ele anuncia que em breve quem estará iniciando transmissões em São Sebastião do Paraíso, mesmo que no sistema analógico é a TV Século 21, de programação religiosa. Boa pare dos equipamentos já estão instalados e faltam apenas pequenos detalhes e testes para que o sinal entre no ar em pouco espaço de tempo. Já a digitalização da TV Paranaíba (Record) já chegou a Passos e pode chegar a Paraíso até o fim do ano.

Biometria
Balanço parcial divulgado neste início do segundo semestre de 2019 pela Justiça Eleitoral sobre a  biometria em São Sebastião do Paraíso revela que apenas 8,05% do eleitorado local está cadastrado no novo sistema. Ele está sendo recomendado inicialmente para quem vai tirar o documento e para quem necessita da segunda via. Do total de 49.467 eleitores do município inscritos no Cartório Eleitoral, até o início da semana 3.981 já estão inscritos nos bancos de dados da biometria.

Armada
A edição de 1º de julho de 2019 do Jornal Oficial do Município foi publicado Decreto Municipal nº5382 que autoriza o porte e uso de armamento de menor potencial ofensivo. Neste sentido já estão sendo adquiridos novos dispositivos com emissão de impulso elétrico incapacitante para os servidores da Guarda Municipal. Vários agentes já realizaram curso e treinamentos para o uso do equipamento. Vai ser um recurso a mais para enfrentar os mais atrevidos, os mais ousados e principalmente aqueles que gostam de exibir valentia para passar por cima das autoridades de segurança. A iniciativa atende Portaria do Ministério da Justiça.

Feminicídio
Neste início de semana completa um mês do brutal assassinato de uma mulher dentro de casa, no bairro San Genaro, em São Sebastião do Paraíso. Inquérito em andamento, algumas pistas sendo analisadas, como imagem de vídeo. A reconstituição do crime foi feita quinta-feira (4/7) quando policiais civis permaneceram no local do crime por aproximadamente uma hora, fazendo simulações O delegado Vinícius Zamó disse que foi descartada apenas uma linha de investigação, ou seja, a de latrocínio, ou seja, matar a vítima para roubar, ou, roubo seguido de morte. As demais linhas de investigação continuam em análise, disse.

Solar
São Sebastião do Paraíso está na rota de um empreendimento que está experimentando um momento de grande crescimento em toda a região. Trata-se da energia fotovoltaica produzida a partir da luz solar. A proposta apresentada é de a que transforma o consumo tradicional de energia elétrica em um consumo muito mais econômico, inteligente e ecologicamente responsável. A fonte de geração vai desde as residências, comércios, indústrias e empreendimentos rurais. O dispositivo não está ligado à rede convencional e garante fornecimento de energia 24 horas através de um sistema de armazenamento.