FEDERAL

Receita Federal entrega materiais apreendidos à Prefeitura de Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 06-07-2019 10:37 | 842
Material apreendido em operações da Receita Federal foram doadas para escolas do município
Material apreendido em operações da Receita Federal foram doadas para escolas do município Foto de Roberto Nogueira

A Agência da Receita Federal em São Sebastião do Paraíso realizou na tarde de quinta-feira, 4, a entrega em doação de mercadorias apreendidas para a Prefeitura. O evento contou com a participação do Delegado da Receita Federal em Poços de Caldas, auditor-fiscal, Michel Lopes Teodoro, do chefe da Receita em Paraíso, Dalton de Pádua Felício e do prefeito Walker Américo Oliveira.

Os produtos apreendidos são oriundos de várias operações de fiscalização e serão destinados às escolas municipais onde é desenvolvido um trabalho de educação fiscal com os estudantes.

As mercadorias estão avaliadas em R$ 25 mil e são oriundas de ações de fiscalização realizadas em toda a região no ano passado. "Estas mercadorias foram apreendidas no último ano nas operações realizadas pela Delegacia de Poços de Caldas, no Sudoeste de Minas, entre elas a Operação Caminho Certo, Operação Xangai e uma operação feita aqui em São Sebastião do Paraíso chamada de "Operação Sentinela"", disse o delegado Michel Lopes. Entre os produtos estão brinquedos e produtos eletrônicos de diversas naturezas.

O delegado confirmou que outros municípios do Sudoeste de Minas também já foram contemplados com este tipo de atividade. "Sim, isto já é uma política institucional da Receita Federal de doar as mercadorias e alguns municípios já receberam produtos de igual maneira como está ocorrendo aqui em Paraíso", acrescenta.

O prefeito Walker Américo afirmou que a iniciativa é de grande valia e integra um programa que está sendo desenvolvido de forma conjunta entre o Município e a Receita Federal. "Nós recebemos de muito bom grado. Isto é uma parceria existente com a Receita Federal e ficamos felizes com a destinação destes materiais que serão de grande utilidade, servindo a nossa comunidade, nossos alunos com os bens apreendidos", afirma.

Para o chefe da agência da Receita Federal de Paraíso, Dalton de Pádua Felício há uma parceria com a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação para um trabalho educativo a ser realizado nas escolas do município. "Estas mercadorias apreendidas e utilizadas nas escolas tem por objetivo ensinar a importância do tributo e do Estado na vida das pessoas. Também mostra a importância da preservação do patrimônio público, do controle social dos gastos púbicos e da participação do cidadão na gestão destes recursos", acrescenta.

"Esta parceria é muito importante e tem por objetivo fazer com que cultuemos nas pessoas a importância da arrecadação dos impostos que arrecadados" explica. Walker ressalta que os impostos precisam ter a destinação correta, "por isso, a importância da emissão de notas fiscais e ser feito dentro da legalidade, para evitar o que aconteceu com a apreensão destes materiais", detalha.

Segundo o prefeito a expectativa é de que o trabalho nas escolas resulte na conscientização das crianças futuros cidadãos de Paraíso. "Queremos com esta parceria fazer com que desde criança elas apreendam a fazer as coisas dentro da legalidade e que o imposto seja destinado de maneira correta, em prol deles mesmos e principalmente revertendo a favor da comunidade", conclui.