DITÃO

Aluno do ‘Ditão’ é pré-selecionado para o Parlamento Jovem Brasileiro

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 07-07-2019 10:48 | 85
Foto de Reprodução

A Câmara dos Deputados divulgou na quinta-feira,4, a lista dos estudantes pré-selecionados para participarem do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2019. Luiz Henrique Beraldo, da E.E. Benedito Ferreira Calafiori, em São Sebastião do Paraíso, está entre os estudantes que continuam participando da seletiva por Minas Gerais. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 6 de agosto.

O Parlamento Jovem Brasileiro, ou PJB como é normalmente chamado, é uma oportunidade única para os estudantes de ensino médio vivenciarem na prática, por uma semana, o trabalho dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o nosso país.O PJB é um programa que busca contribuir para o desenvolvimento de uma das dimensões da cidadania, que é o conhecimento sobre como se organiza a democracia representativa, assim como a importância da participação e do controle social.

O programa também ajudará o participante a desenvolver habilidades de domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, que são as principais competências da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Estas medidas fazem do PJB uma das grandes ações de educação para a democracia realizadas pela Câmara dos Deputados. Através dele cada jovem que se envolve na elaboração de um projeto de lei tem a oportunidade de obter novos aprendizados e de desenvolver sua cidadania.

Para a primeira seletiva os candidatos puderam participar da simulação de uma jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares. Durante o encontro, que será realizado de 23 a 27 de setembro, em Brasília, os jovens recebem informações sobre processo legislativo, participação e cidadania, e realizam debates e votações como se fossem deputados federais.

Para participar do PJB, o estudante precisou enviar a ficha de inscrição, um projeto de lei de sua autoria, de tema livre e impacto nacional, e a documentação necessária para a Secretaria de Educação do seu Estado, conforme previsto no Manual de Procedimentos do PJB 2019. Serão selecionados 78 projetos de lei. O número de vagas para deputados jovens por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais.