TERAPIAS HOLÍSTICAS

Benefícios da Reflexologia Podal

Por: Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral | Categoria: Saúde | 17-07-2019 15:57 | 1034
Foto de Reprodução

As origens da Reflexologia remontam à Antiguidade, quando as terapias de pressão eram reconhecidas como uma forma de “medicina” preventiva e terapêutica. O termo Reflexologia se refere ao estudo dos reflexos no organismo humano.

Trata-se de uma terapia capaz de promover diversos benefícios para a saúde;  podendo também ser utilizada como tratamento complementar de doenças. É uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, aos quais correspondem regiões e órgãos do corpo humano.  Cada ponto nos pés, estimula, equilibra, harmoniza e tonifica os meridianos do organismo. Através dos movimentos de pressão realizados com os dedos nestes pontos, o órgão correspondente é estimulado e responde gerando uma resposta positiva para o organismo. De acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais partes do corpo registram desequilíbrio.

São inúmeros os benefícios da reflexologia podal, tais como melhorar o funcionamento do organismo, já que ativa o sistema linfático, harmonizar as funções vitais, liberar o estresse e tensões nervosas, aliviar tensões nas costas e outras dores, bem como melhorar a circulação e promover um relaxamento profundo dos músculos. Os benefícios desse tipo de massagem assumem também um caráter psíquico, haja vista que, relaxando o corpo, a mente se libera de emoções negativas, úteis e necessárias para o bom equilíbrio do corpo. Usufrua desta técnica complementar de tratamento, contudo não dispense o tratamento médico.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências