CATA MÓVEL

Município terá "cata móvel" para que população não faça descarte em terrenos baldios

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 17-07-2019 16:10 | 516
Foto de Reprodução

A Secretária Municipal de Meio Ambiente está disponibilizando um número para que as pessoas liguem e agendem a coleta de móveis velhos. A medida visa pôr fim ao descarte irregular em lotes vagos e áreas de acesso ao município como na avenida João Pereira de Souza e acesso à Guardinha pelo bairro Rosentina, entre outros bairros como o Jardim Daniela. O "Cata Móvel", será serviço gratuito.

Conforme explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Yara Borges, o Cata Móvel tem por finalidade recolher sofás, armários, guarda-roupas entre outros móveis que moradores costumam descartar irregularmente. "Temos feito ações assim, limpando a cidade e mantendo o programa Cidade Viva. Mas estamos percebendo que essas ações funcionam, mas em pouco tempo as pessoas já estão fazendo esses descartes novamente", lamenta.

Diante disto, a Secretaria pensou em disponibilizar um número para agendar a coleta desses móveis. "O serviço será por demanda. As pessoas ligam, agendam a coleta, e em um dia da semana nós vamos até a residência coletar esse móvel. Pretendemos colocar fim a essa irregularidade, porque a partir do momento em que existe o serviço, não justifica a pessoa jogar o móvel em terrenos abandonados", ressalta.

Yara conta que hoje existe um ponto fixo na cidade, mas que às vezes o cidadão contrata um carreto, e o próprio carreteiro descarta o móvel em local impróprio, o que segundo ela acontece muito. Ela comenta ainda que já foram feitas diversas autuações nesse sentido, tendo em vista que a prática é ilegal.

"A partir de agora o cidadão terá essa economia, já que não vai precisar contratar um carreto. É só ligar para nós e agendar. Às vezes pode demorar um pouquinho, entre dois e três dias, mas será recolhido. Isso irá ajudar a combater a proliferação de animais peçonhentos e criadouros do mosquito da dengue. É um trabalho que veio para somar às ações do município", completa.

LIGUE E AGENDE!
Conforme destacou a secretária de Meio Ambiente, a coleta será feita por demanda em cada região da cidade. O cidadão poderá ligar no número 3531-6665, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, e agendar o horário da coleta.