CURTAS EDIÇÃO 2322

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 21-07-2019 09:34 | 374
Foto de Reprodução

Apreensão
Em Paraíso, alguns servidores municipais concursados, estão preocupados, quanto a mais um capítulo que envolve a CPP é um eventual pedido de afastamento do prefeito Walker Américo, do cargo. A questão é que um grupo considerável está aguardando a assinatura por parte do Executivo, de decreto com os nomes daqueles que terão direito à promoção. A expectativa é de que não haja tempo e temem que a vice-prefeita Dilma Oliveira, se empossada no cargo for, possa não assinar o ato.

Drogas
A Polícia Militar fez nos últimos dias, seguidas apreensões de drogas em São Sebastião do Paraíso, volumes expressivos, além da prisão de suspeitos. Trabalho digno de reconhecimento.

De cócoras
Cafeicultores têm sentido a falta de posicionamento de governantes, seja na esfera federal, quanto no Estado de Minas, na elaboração de uma política de apoio à cafeicultura. Produtores estão “ao Deus dará”, enfrentando preços baixíssimos para a comercialização de seus produtos. E compradores internacionais continuam se valendo desse descaso governamental, e até mesmo de órgãos classistas, também de cócoras.

Ditam
Passados quase 15 dias em que frio intenso e geadas atingiram cafezais, principalmente em regiões produtoras em Minas Gerais, se alguém já tem, até o fechamento desta edição, não havíamos tomado conhecimento de divulgação, do balanço dos prejuízos causados, e áreas atingidas. Expressivo ou não, precisa ser dito. Especuladores internacionais é quem têm se adiantado sobre previsões de safra do café no Brasil, e agora também subestimam os efeitos da geada. E fica como querem.

Sem retenção
A retenção, pelo Governo do Estado, de repasses financeiros devidos às prefeituras mineiras, polêmica que marcou a política mineira nos anos de 2017 e 2018, deve se tornar mais difícil de ocorrer daqui para a frente. Na quinta-feira,18,  o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais  aprovou, em 2º turno, o Projeto de Lei  que determina o repasse automático dos valores destinados aos municípios relativos aos impostos arrecadados pelo Estado e aos repasses federais.

Homicídios
A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais divulgou nesta semana um balanço sobre a segurança. No estado foi constatada a queda da quantidade de homicídio em torno de 18,1% nos primeiro seis meses do ano em relação a igual período do ano passado. Na região, foram nove crimes desta natureza em 2019, contra 11 de 2018. São Sebastião do Paraíso soma três crimes de assassinatos neste ano e lidera a lista das cidades mais violentas da redondeza. A situação se torna pior quando a impunidade fala mais alto.

Investiga
Quanto ao último homicídio ocorrido em Paraíso no dia 9 de junho, a Polícia Civil segue investigando o caso de uma mulher que foi alvejada na sala de sua casa, enquanto assistia televisão, no bairro San Genaro. Foi até realizada a reconstituição do caso, imagens de câmeras de segurança foram analisadas, depoimentos e tudo mais estão presentes no inquérito instaurado. No entanto, a PC não divulgou se já chegou àa motivação de tal brutalidade e a autoria, sendo mais uma situação que entra para as estatísticas , aumentando as ocorrências de feminicídio.

Aniversaria
O município de Jacuí, considerada a Cidade Mãe do Sudoeste de Minas continua em festa durante este final de semana. Na sexta-feira,19, a comunidade comemorou mais um aniversário e agora já são 205 anos de existência. Nos últimos dias foram várias as atividades programadas com eventos artísticos e culturais. A programação consta desde a exposição de veículos, jogo amistoso de futebol, inauguração da Sala mineira do Empreendedor, Feira de Artesanato, show musical. Para este domingo, 21, está programado o Enduro de Regularidade Jakuloko, que agrega outros eventos e atrações à parte.

Prorrogou
Devido à grande adesão a Prefeitura Municipal de São Tomás de Aquino resolveu prorrogar o prazo para regularização dos IPTU’s atrasados. O município segue ofertando aos cidadãos a anistia de parte das multas e juros, o que não pode ser considerada renúncia de receita. O novo prazo para quem ainda não teve a oportunidade de acertar os débitos atrasados foi bem alongada. Os interessados devem procurar a Prefeitura até a data limite de 17 de agosto de 2019.

Consignados
O Projeto de Lei que proíbe a oferta e a contratação de empréstimos consignados por telefone, está sendo estudado pelos deputados mineiros. O texto estende para todas as pessoas a proibição de empréstimo por telefone, antes previsto apenas para aposentados e pensionistas.  A regra vale para qualquer instituição financeira. O substitutivo ainda explicita que a fiscalização do cumprimento da lei ficará a cargo dos órgãos de proteção e defesa do consumidor, ficando o infrator sujeito a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Abusos
Uma das justificativas do projeto, argumenta que, há muitos anos, os aposentados e pensionistas vêm denunciando casos de abusos cometidos por instituições financeiras. São vários os relatos, desde o empréstimo realizado em desacordo com o que foi contratado, até casos de empréstimo contraídos sem autorização do aposentado. Segundo apontamento dos parlamentares, existem algumas instituições bancárias e financeiras que ainda fazem ofertas insistentes a partir de informações que são sigilosas. Aprovada a proposta, a lei vai acabar com a farra.