BRASÍLIA

Galeria Gilberto Amaral

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 01-08-2019 14:59 | 4050
Nacional de Brasília Mané Garrincha, com a presença de vários secretários, empreendedores e empresários da capital federal
Nacional de Brasília Mané Garrincha, com a presença de vários secretários, empreendedores e empresários da capital federal Foto de DE Paulo Lima

Ferrovia
Nesta quarta-feira, a Agência Nacional de Transportes Terrestres e o Ministério da Infraestrutura assinam o contrato de Concessão da Ferrovia Norte-Sul. Na cerimônia, que será em Anápolis, no Porto Seco Centro-Oeste – Distrito Agroindustrial do município, está prevista a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Norte-Sul
A Ferrovia Norte-Sul terá um trecho de 1.537 quilômetros de extensão, dividido em dois subtrechos: Tramo Central, compreendido entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO), que possui 100% da infraestrutura construída, e a Extensão Sul, compreendida entre Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela D’Oeste (SP), com mais de 90% de construção concluída.

Internacional 
Sucesso no circuito cultural nacional com a música “Minha Brisa”, o trio de RAP HIP HOP - Monarckas, formado pelo DJ Dablyo, Léo Thomaz e Ronne Cruz está afivelando as malas rumo aos EUA, onde farão uma série de apresentações.

LBV em debate na ONU I
A Legião da Boa Vontade participou da Reunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social, na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Na ocasião, a Instituição compartilhou suas considerações a respeito do tema “O empoderamento das pessoas e a conquista da inclusão e da igualdade” com as delegações governamentais, agências internacionais, autoridades e organizações da sociedade civil presentes ao evento.

LBV em debate na ONU II
Estas considerações foram fundamentadas na sua ampla experiência no combate à pobreza e das desigualdades por meio de suas ações nas áreas da assistência social e da educação ao longo de quase 70 anos no Brasil, somada à experiência da LBV da Argentina, da Bolívia, do Paraguai, do Uruguai, de Portugal e dos Estados Unidos.

Abuso de álcool
Dados inéditos do Ministério da Saúde apontam que 17,9% da população adulta no Brasil fazem uso abusivo de bebida alcoólica. O percentual é 14,7% a mais do que o registrado em 2006 (15,6%). Mesmo com o percentual menor, as mulheres (11%) apresentaram maior crescimento em relação aos homens (26%), no período de 2006 a 2018. Em 2006, o percentual entre as mulheres era de 7,7% e entre os homens, 24,8%.

 

Brasileiros nos Jogos... 
Até o dia 11 de agosto, em Lima, no Peru, acontecem os Jogos Pan-Americanos de 2019, oficialmente denominados XVIII Jogos Pan-Americanos. Durante os dezessete dias de competições, participarão cerca de 6.690 atletas, de 41 países, que competirão em 417 eventos, em 38 modalidades, no maior evento multiesportivo das Américas.

...Pan-Americanos
A delegação do Brasil conta com o total de 487 atletas, sendo 47 militares do Exército, que disputarão medalhas em 11 modalidades. A missão brasileira será chefiada pelo coronel do Exército Marco La Porta, também vice-presidente do COB. O objetivo da delegação é superar o número de medalhas conquistadas nos Jogos Pan-Americanos Toronto/Canadá em 2015 e preparar novos atletas para as Olimpíadas de Tóquio/Japão, em 2020.

Jantar para Isis
Presidente da Associação dos Portadores de Glaucoma (Abrag) e Tenente da Ordem do Santo Sepulcro, a querida Isis Penido foi homenageada com elegante jantar no Solar das Palmeiras Rio, pelo empresário Eder Meneghine. Entre os convidados, Eduardo Lages (o maestro de Roberto Carlos) e sua mulher Mércia, Bayard Boiteux, Rosamaria Murtinho, Yacy Nunes, Luciano Negreiros, Sylvia de Castro, Renata e Paulo Fraga, entre outros. Na noite festiva, a homenageada, Bayard Boiteux e o anfitrião.

Raice
Olimpíada em Paris
Brasil envia à França delegação para a 51ª Olimpíada Internacional de Química. Quatro estudantes brasileiros do ensino médio foram selecionados após eventos nacionais: Lucas Yutaka Kuroishi, de São Paulo, mais três cearense, Joaquim Miguel Moreira Santiago, Thiago Oliveira Sousa e Ygor de Santana Moura. Também fazem parte da delegação, os professores Sérgio Maia Melo, UFC (Ceará), José Arimateia Dantas Lopes, presidente da UFPI (Piauí) e João Paulo Ataíde Martins (Minas Gerais).

Despedida na embaixada
O embaixador do Brasil na França, Paulo C. de Oliveira Campos, deixa seu posto em Paris depois de quatro anos à frente da maior embaixada do país na Europa. Ele assumirá o cargo de Cônsul Geral do Brasil em São Francisco. O diplomata Luís Fernando Serra, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, será o novo embaixador brasileiro na Cidade Luz.

Paris 40 graus
Segunda onda de calor na Europa em um mês. Dessa vez mais um record foi batido, 43°C em Paris (em 1947 o mercúrio subiu em 40,4°C)! Mesma máxima de temperatura em Bagdá no verão, segundo Metéo France. Enquanto isso, alguns deputados franceses criticam a jovem ecologista Greta Thunberg, nomeando-a de guru do medo. Certamente a Assembleia tem ar condicionado e o calor não chegou lá para aterrorizá-los.

Baile
O 71º Baile da Cruz Vermelha de Mônaco, movimentou a Salle des Etoiles, no Sporting Monte-Carlo. Presidido pelo Príncipe Albert II de Mônaco, o belo evento foi apresentado por Michel Drucker e Karin Viard, e teve show do cantor John Legend, ganhador de um Emmy, dez prêmios Grammy, um Globo de Ouro, um Tony e um Oscar, além de inúmeros discos de platina.