NOVO INTERVENTOR

Fernando Alvarenga é nomeado novo interventor na Santa Casa

Por: Redação | Categoria: Saúde | 02-08-2019 15:31 | 5454
Ex-interventor Adriano do Nascimento (à esquerda) foi substituído por Fernando Alvarenga
Ex-interventor Adriano do Nascimento (à esquerda) foi substituído por Fernando Alvarenga Foto de Arquivo Jornal

O prefeito Walker Américo Oliveira nomeou para a Santa Casa de Misericórdia o empresário e membro da comissão interventora, Fernando Alvarenga, como interventor na Santa Casa. A decisão foi tomada após secretários de Saúde de municípios da região, que têm como referência a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, pedir que Adriano Rosa do Nascimento fosse substituído. Segundo apurou a reportagem do Jornal do Sudoeste, o motivou alegado é que prefeituras estariam com dificuldade em manter um diálogo com o hospital.

Segundo divulgou a Prefeitura em nota, no último dia 10 de julho Walkinho teria recebido solicitações dos secretários municipais de Saúde de Itamogi, Jacuí, Monte Santo de Minas, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino, pedindo a imediata substituição do interventor e administrador da Santa Casa, Adriano Rosa do Nascimento, ameaçando retirada do recurso que lhes é de direito para outro município/prestador, para que seus pacientes fossem atendidos, caso a mudança não ocorresse.

Ato do prefeito Walker Américo foi publicado quinta-feira (1/8), inicialmente nomeando para o cargo o atual secretário municipal de Planejamento e Gestão, Pedro Ivo Vasconcelos Júnior, a quem esses secretários teriam procurado inicialmente para intermediar um diálogo com a prefeitura. Entretanto, segundo a Prefeitura, a alteração do interventor por pessoa não integrante daqueles que possuem gerência administrativa junto à instituição Santa Casa, poderia gerar um impasse burocrático até a adequação dos serviços internos, como financeiro, gerencial, entre outros.

Diante disto, o prefeito, em acordo com os representantes dos municípios da microrregião, decidiu revogar a nomeação de Pedro Ivo Vasconcelos Júnior, e nomear o membro da comissão interventora, Fernando Alvarenga para o cargo, uma vez que ele já participa do grupo e assina documentos, inclusive para movimentação bancária da Santa Casa. Também ficou acordado e aprovado entre eles que serão indicados nomes a fim de intermediar quaisquer assuntos administrativos junto aos municípios.

Adriano Rosa do Nascimento nomeado pelo prefeito Walker Américo, assumiu como interventor na Santa Casa em 16 de dezembro de 2016. Antes de entrar em linha de colisão com secretários municipais, que acabaram pedindo sua destituição do cargo, anteriormente médicos que fazem parte do corpo clínico do hospital da Santa Casa se indispuseram com ele.