IBRANTINA

Escola Ibratina Amaral ganha destaque nos Jogos Escolares de Minas Gerais

Por: Redação | Categoria: Esporte | 10-08-2019 11:42 | 564
Foto de Reprodução

Desde o último mês nosso município vive uma atmosfera juvenil cheia de alegria, cooperação, entusiasmo e muita superação, são os Jogos Escolares de Minas Gerais, também conhecido como JEMG. A etapa regional foi surpreendente e movimentou o cenário esportivo local. Valendo como seletiva, os atletas escolares com melhores desempenhos que foram convocados para a segunda e grande etapa do tão renomado evento, que este ano ocorreu no período de 29 de julho a 3 de agosto, contando com cerca de 6.500 estudantes-atletas inscritos e disputando as finais da maior competição escolar do país nas modalidades coletivas, individuais e paraolímpicas.

A delegação paraisense da Escola Municipal Ibrantina Amaral, foi representada por oito atletas sob a responsabilidade do professor de educação física Josemar Bueno da Silva. A cidade-sede desta vez foi Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que recebeu carinhosamente os representantes de outros 266 municípios, envolvendo mais de 1090 escolas públicas e particulares de Minas Gerais.

Os Jogos aconteceram no módulo I, com alunos de 12 a 14 anos, e módulo II, de 15 a 17 anos. Com destaque em meio aos demais competidores, os alunos da Escola Municipal Ibrantina Amaral surpreenderam de forma extremamente positiva todos os participantes e organizadores, faturando um total de oito medalhas. No salto em distância feminino, as atletas fizeram a dobradinha da prova, Nataly Conceição Silva da Graça foi ouro, saltando 4,41m e poderá representar os paraisenses a nível nacional e Thawany  Gonçalves Souza foi medalha de prata com um salto de 4,34m.

O nadador Rafael Alves de Morais conquistou três medalhas de bronze nos 100m peito, revezamento e 4x50m livre. No revezamento 4x75/corrida, Maria Clara Bonfanti, Nataly Conceição Silva da Graça e Thawany  Gonçalves Souza foram medalha de bronze.

Além dos medalhistas, os atletas Gustavo Silva Castro, João Vitor Garcia Alves, João Ademar Domingos e Maria Eduarda Motroni  também representaram muito bem  a escola. Os campeões de todas as modalidades do JEMG/2019 agora representarão o Estado de Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e nas Paraolimpíadas Escolares. O JEMG é uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação.

O professor Bueno, diz que este tipo de evento é na verdade uma oportunidade única para a maioria dos alunos participantes, pois muitos são moradores da zona rural e com poucas possibilidades de conhecer grandes cidades, culturas variáveis e novas e importantes amizades. “Eu sempre digo que vale muito a pena, mesmo com desafios logísticos e algumas dificuldades encontradas, mas acredito que o esporte transforma o ser humano e melhora a educação. Meu sonho é ver os nossos governantes utilizando o esporte como ferramenta social para alavancar a vida dos nossos adolescentes”. 

Além de São Sebastião do Paraíso outros 15 municípios pertencentes a 35ª Superintendência Regional de Ensino também foram representados. A regional de educação de Passos compartilhou dos alojamentos com a delegação paraisense.

Os atletas da Escola Municipal Ibrantina Amaral foram ovacionados pelos demais colegas como verdadeiros heróis que representaram de forma brilhante a escola. Além de admirados se tornaram também fonte de inspiração e referência de que a força de vontade e o desejo de vencer quebram as barreiras de todas as dificuldades.

Por Wanderson Cleiton do Carmo  - MTB/JP 8463