YOGA SAN GENARO

Projeto irá disponibilizar Yoga gratuitamente no San Genaro

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 11-08-2019 08:47 | 1045
Aulas gratuitas acontecem todo sábado a partir das 8h no San Genaro
Aulas gratuitas acontecem todo sábado a partir das 8h no San Genaro Foto de Divulgação

A instrutora de yoga Eloíse Iara Braghini David iniciou um projeto gratuito voltado para todos os interessados na pratica do Yoga, no bairro San Genaro. As aulas acontecem aos sábados no complexo a partir das 8h. Conforme destaca a professora, o yoga é uma forma de vida libertadora, feito para todas as pessoas de qualquer lugar. Segundo Eloíse, oferecer a opção de que qualquer pessoa possa ter acesso a isso é respeitar o próprio significado do Yoga que, do sânscrito, significa união.

"O yoga é como uma mãe acolhedora que nos recebe com sábios conselhos, técnicas eficientes para se desenvolver em uma pessoa mais satisfeita e equilibrada por si mesma, promovendo uma cultura de paz para a pessoa e para o mundo. A prática do Yoga vai além de se sentir bem consigo mesmo, ela ganha maturidade quando conseguimos estender o bem-estar, na medida do possível, entre as relações humanas", explica.

Conforme a professora, a prática é para todos. "Basta que haja curiosidade ou interesse por essa forma de vida que é o Yoga, então o projeto se manterá firme em seu propósito. Para participar da prática, basta trazer uma canga ou tapete para proteger o corpo do contato da grama no San Genaro. Caso tenha algum problema de saúde ou esteja gestante, é importante comunicar com antecedência à instrutora. Uma almofada alta ou bloquinho é opcional para trazer mais conforto à postura de meditação".

PARA TODOS
Segundo explica a professora, a prática de yoga pode ser feita em qualquer idade, mas é importante que os adeptos usem roupas confortáveis que permitam movimentos amplos. "Para praticar é preciso estar com o estômago vazio, portanto, a alimentação é permitida até duas horas antes da prática, caso você tenha quedas de glicose, ou seja, diabético, coma frutas ou saladas mais próximo ao horário da prática", recomenda.

De acordo com Eloíse, é fundamental comunicar problemas de saúde com antecedência à instrutora, como histórico de cirurgias, dores no corpo, dores articulares, hérnias, problemas na coluna no geral, distensões, tendinites, problemas renais, cardíacos, questões arteriais, diabetes entre outras questões de saúde, para que a prática seja feita com segurança e forma prazerosa.

"Não é natural se exercitar e sentir dores, a não ser as de fortalecimento muscular. No mais, a atitude em se firmar no propósito do Yoga, aproveitando todos ensinamentos, saúde e disposição que ele tem a lhe oferecer", alerta.

MAIS PROCURA
Eloíse Iara acredita que o aumento da procura pela prática tenha a ver com os benefícios que o Yoga propicia. Segundo explica, os benefícios do yoga são inúmeros, desde o fortalecimento da estrutura muscular básica para a boa manutenção da postura e da coluna, o relaxamento e alívio de tensões musculares, a respiração que acalma ou a que dá energia, auxiliando nos casos de ansiedade, depressão e estresse, aumenta o estado de consciência do tempo presente, além de se tornar uma pessoa mais observadora, reflexiva, menos impulsiva, cultivando inteligência emocional e psíquica. "Mas somente com a prática constante é que podemos perceber e vivenciar seus reais benefícios que vão muito além do que foi citado", ressalta.

Segundo ela, a prática do Yoga é recomendada dependendo do intuito da pessoa. "O yoga oferece o fortalecimento e alongamento físico na medida para viver bem para as atividades do dia a dia. Caso a pessoa tenha alguma lesão ou questão de saúde, ou precise de maior fortalecimento, recomenda-se atividades como musculação e atividades focadas no fortalecimento", explica.

Conforme a instrutora, o Yoga oferece algo além da prática física, adiciona uma forma de saber viver, sabedoria em viver. "Reaprender a respirar, a entender como é seu corpo e como ele funciona, o que você pode fazer por si mesmo/a nos mais diversos contextos que a vida nos traz, como funciona sua mente, como funcionam suas emoções e como aprender a agir ao invés de reagir, porque se compreendeu o que você é, quem você é, e uma pessoa que conhece a si mesma não cede aos impulsos mecânicos, mas constrói nos lugares por onde passa. Assim, o yoga está além de uma atividade física, é um saber viver e estar bem, estar bem consigo mesmo, na própria pele, ciente de que você é o melhor lugar para se estar", completa.