GABINETE ITINERANTE

População pede o básico em Gabinete Itinerante da Câmara Municipal

Por: João Oliveira | Categoria: Política | 14-08-2019 10:11 | 845
O Gabinete rodou os quatro cantos do município e próximo deve acontecer no San Genaro e em Termópolis
O Gabinete rodou os quatro cantos do município e próximo deve acontecer no San Genaro e em Termópolis Foto de ASSCAM

Na sessão da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, segunda-feira (12/8), a servidora Noriene Aparecida Bueno Fonseca realizou a prestação de contas do trabalho realizado pelo Gabinete Itinerante (GI) da Câmara, que ao todo reuniu 665 pedidos da população. O Gabinete foi instituído pelo presidente Lisandro Monteiro, com o objetivo de aproximar mais a Casa Legislativa da população e buscar  suas demandas de maior necessidade.

O GI inaugurou suas atividades em fevereiro, no bairro São Judas, abrangendo os bairros Veneza, Jardim das Acácias e adjacências. Ao todo, 11 pessoas compareceram, sendo colhidas 11 demandas desses populares. A pouca procura no São Judas foi atribuída a um temporal que atrapalhou os trabalhos do GI. A segunda etapa, realizada em março, aconteceu no bairro Alto do Bela Vista, abrangendo os bairros Jardim Alvorada, Cidade Industrial, Jardim Itamarati, Riviera e adjacentes, 60 pessoas compareceram, totalizando 162 solicitações.

Em abril foi a vez da Guardinha, que contou com 23 pessoas e 102 ofícios. O Distrito teve pautas bem específicas. Segundo o levantamento a solicitação mais frequente foi em relação a pedindo por segurança, tanto da PM quando da Guarda Municipal, seguido de manutenção e limpeza em estradas, Saúde, limpeza e manutenção em locais públicos, solicitações de asfaltamento de ruas do distrito e da estrada de acesso à Guardinha.

Em maio, a quarta etapa do GI aconteceu no Verona. O Gabinete abrangeu também os bairros Alto do Paraíso, Jardim Acapulco, Jardim América, Jardim Daniela, Rubens Rocha, São José, Vila Ipê e bairros adjacentes. No total 38 pessoas participaram e 145 demandas foram colhidas. A quinta etapa aconteceu em junho na Praça da Matriz, e contou a participação de diversos bairros do município. Compareceram 34 pessoas e foram colhidas 71 solicitações.

Por fim, o semestre se encerrou com o GI no bairro Morumbi, com a participação de 48 pessoas e 174 solicitações. De acordo com os dados, entre as demandas mais solicitadas pela população foram em relação a terrenos baldios, correspondendo a 53 pedidos do total, seguido de pavimentação, manutenção e tapa-buraco, 52 solicitações; lazer e projetos sociais 52; saúde, 45; redutor de velocidade, 40; segurança pública 29; transito e sinalização, 28; iluminação pública, 26 entre outras demandas.

O vereador Marcelo de Morais destacou o trabalho realizado pela servidora e ressaltou a importância do município em ouvir as demandas solicitadas pela população. “São demandas que já estamos cobrando do município há muito tempo”, ressaltou. O vereador destacou que a maioria são pedidos simples e não envolvem “obras gigantescas”, mas sobre situação de pavimento, terreno baldio, lazer, saúde, segurança pública, trânsito, iluminação pública, entre outros.

A vereadora Cidinha Cerize ressaltou que crianças que moram no Morumbi, por exemplo, sonham com um parquinho. “São obras passíveis de serem realizadas e esperamos que a população possa ser ouvida. Foi um trabalho muito bem feito e é muito gostoso estar junto do povo ouvindo suas demandas”, ressaltou.

O vereador Vinício Scarano também parabenizou a equipe do Gabinete Itinerante e, também, destacou a importância do trabalho. Lembrou que “os pedidos foram muito semelhantes com os que lidamos aqui na Câmara. 90% são pedidos básicos que constam da Constituição Federal, inclusive. Estamos fazendo o nosso trabalho”, disse.

O vereador Luiz Benedito de Paula fez coro às palavras dos colegas e destacou a importância de outras ações assim. Por fim, o presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, parabenizou toda a equipe do GI, bem como o trabalho de descriminação dessas solicitações, às quais o vereador afirmou que não precisam de mão de obra ou muito dinheiro. Atribuiu o não atendimento das demandas à falta de vontade da municipalidade. Lisandro finalizou anunciado o GI no bairro San Genaro e Termópolis.

 Gabinete Itinerante no bairro Alto Bela Vista
 Gabinete Itinerante no bairro Alto Bela Vista
 Gabinete Itinerante no centro
 Gabinete Itinerante no centro
 Gabinete Itinerante no centro
 Gabinete Itinerante no centro
 Gabinete Itinerante na Guardinha
 Gabinete Itinerante na Guardinha
 Gabinete Itinerante no bairro Morumbi
 Gabinete Itinerante no bairro São Judas
 Gabinete Itinerante no bairro São Judas
 Gabinete Itinerante no bairro Verona
 Gabinete Itinerante no bairro Verona