CAMINHOS DA FÉ

Reunião na segunda definirá detalhes da rota "Caminhos da Fé em Paraíso"

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 17-08-2019 09:39 | 1307
Foto de Reprodução

São Sebastião do Paraíso definirá na próxima segunda-feira, 19, os detalhes finais e deverá marcar a data para inauguração do Marco Referencial do Caminho da Fé, na cidade.

Uma reunião envolvendo representantes do Conselho Municipal de Turismo e também do Departamento Municipal de Turismo está agendada para ocorrer a partir das 8 horas, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro). Serão acertadas as atividades que serão realizadas no município por ocasião da inauguração do roteiro, inicialmente marcado para o dia 22 de setembro.

       Paraíso é uma das 13 cidades que integram o ramal de Franca (SP) que conduzirá os romeiros do Caminho da Café até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), no Vale do Paraíba. O trecho que deverá ser utilizado pelos caminheiros no município já encontra-se sinalizado. O percurso é realizado totalmente em estrada de terra que deve ser feito oriundo de São Tomás de Aquino em direção a Itamogi. Todo o percurso tem extensão estimada em 626 quilômetros.

Na reunião marcada para segunda-feira,19, deverão ser acertados detalhes sobre a construção do Marco Referencial em Paraíso, que deverá ser um dos pontos de passagem dos romeiros pela cidade. Embora o trecho a ser percorrido já esteja demarcado com setas e placas a cada dois quilômetros, serão definidas outras questões referentes ao percurso no município. As conversações entre os municípios vêm sendo realizadas desde 2013 e o aval para que a cidade integrasse o roteiro foi dado pelo prefeito Walker Américo Oliveira.

O Caminho da Fé reúne 56 cidades em São Paulo e Minas Gerais, totalizando mais de mil quilômetros. O ramal de Franca passa por nove cidades num trecho de 212 quilômetros nas áreas urbana e rural. Além da cidade, passará pelos municípios de Patrocínio Paulista e Itirapuã, em São Paulo, São Tomás de Aquino, São Sebastião do Paraíso, Itamoji, Monte Santo de Minas e Arceburgo, em Minas Gerais. De lá, será interligado ao ramal de Guaxupé, na cidade de Tapiratiba, até Aparecida. O trajeto pode ser feito a pé com duração estimada de até 20 dias ou de bicicleta em até 12 dias.

A Prefeitura  de Monte Santo de Minas realizou no dia 4 de agosto a inauguração "Marco Referencial do Caminho da Fé". Segundo a coordenação a inauguração do marco em cada cidade é independente da data em que o ramal será instalado oficialmente, até o momento marcado para 22 de setembro.

Com a inauguração, os peregrinos poderão adquirir o passaporte no ponto de início do ramal, avaliado em R$ 20. O documento poderá ser carimbado no decorrer do itinerário e ainda efetuar o credenciamento. Os peregrinos também receberão um certificado de participação desde que tenham percorrido o mínimo de 100 quilômetros. A criação dos grupos é de responsabilidade dos próprios peregrinos que poderão encontrar informações sobre hotéis, pousadas, restaurantes e pontos de apoio no site da Associação Caminho da Fé pelo www.caminho-dafe.com.br cujo escritório fica em Águas da Prata (SP).