CURTAS EDIÇÃO 2330

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 17-08-2019 09:52 | 320
Foto de Reprodução

Cafeicultores
Reunião entre lideranças do setor café foi agendada com a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, por deputados que integram a Frente Parlamentar da Agricultura. A audiência será terça-feira dia 20 às 19 horas, no Ministério da Agricultura. Conforme anunciou o deputado Emidinho Madeira, também irão reforçar o time de políticos que vão apoiar a causa dos cafeicultores, os três senadores mineiros, Rodrigo Pacheco,  Antonio Anastasia e Carlos Viana.

Reivindicam
Na pauta de reivindicações estarão os pedidos de alongamento de dívidas de cafeicultores, e também a criação de um PEPRO, programa que prevê um adicional no preço café, mecanismo que já foi anteriormente utilizado. Na realidade cafeicultores reivindicam melhores preços, porque os atuais praticados, conforme demonstram, não cobre o preço gasto para ser produzido.  A esperança de produtores está nas mãos da ministra Tereza Cristina e do ministro Paulo Gudes, da Economia.

Gabinete Itinerante
Seiscentos e sessenta e cinco, esse é o número de solicitações registradas pelo Gabinete Itinerante do Legislativo no primeiro semestre de 2019. De fevereiro a junho, foram seis edições realizadas, passando pelos bairros São Judas, Alto Bela Vista, Verona, Centro, Morumbi e o Distrito de Guardinha. A prestação de contas foi apresentada  pela servidora Noriene Fonseca. Com a proposta de aproximar a Câmara Municipal da população e conhecer as demandas de cada região do município, o Gabinete Itinerante tem cumprido seu papel.

Chegando
Criado no Rio Grande do Sul há mais de 100 anos, o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) fortalece a presença em Minas Gerais. A cooperativa inaugurou agência nesta semana, em Belo Horizonte. Atualmente, são 14 agências em funcionamento no Estado e, até o fim do ano, outras 20 deverão ser abertas, inclusive uma delas em São Sebastião do Paraíso. O Estado foi divido em 20 macrorregiões para o desenvolvimento da estratégia. Até o final de 2020, a cooperativa pretende aumentar a rede de atendimento para um total de 50 agências, em um investimento estimado de R$ 50 milhões.

Mercado
As instituições financeiras cooperativas detêm atualmente apenas 6% do mercado financeiro no Brasil. As cooperativas de crédito vinculadas ao Sicredi são de livre admissão, ou seja, são abertas a qualquer pessoa física e jurídica, principalmente micro, pequenas e médias empresas. O sistema oferece produtos como seguros, consórcios, crédito rural, crédito imobiliário, poupança, fundos de investimentos. Nesse modelo, os clientes são sócios que participam das decisões e resultados. Como uma associação o grupo Sicredi anuncia que tem um compromisso com o lugar em que está, por isso não importa o tamanho da cidade, mas a sustentabilidade daquela unidade.

Escapando
Há rumores de que a vinda de uma empresa distribuidora de combustíveis que se propôs instalar em São Sebastião do Paraíso estaria escapando pelos vãos dos dedos. Segundo consta, o empreendimento poderá gerar até 200 postos de trabalho no município. As negociações estão se estendendo e por falta de local para a instalação da empresa e outras questões burocráticas poderá até ficar comprometido o negócio.

Esgoto
Aguardado para o próximo mês pela Copasa a finalização de mais uma etapa de obras que vão representar 95% do tratamento de esgoto da cidade. A empresa promete e anuncia que a conclusão total das obras para esgotamento sanitário se dará até julho de 2020. Visando um acordo que diz respeito à repactuação do contrato em decorrência dos atrasos na conclusão das obras, a Copasa ainda se comprometeu apresentar, no prazo de 30 dias, resposta sobre a proposta de compensação ao município.

Contrato
No mesmo prazo, a Prefeitura deverá apresentar uma proposta ou projeto que a Copasa deverá realizar para compensação do atraso na finalização das obras. A expectativa é que novas notícias neste sentido sejam divulgadas nos próximos dias, se foram ou não cumpridas as promessas.

Caso contrário ...
Caso os prazos sejam descumpridos e não haja repactuação do contrato de programa, o município fica ciente da responsabilidade em adotar as medidas cabíveis, visando o cumprimento integral do contrato e dos prazos previstos, além de eventual suspensão da cobrança da tarifa de esgoto e buscar as devidas indenizações pelo atraso na conclusão das obras.

Plenária Regional
Os alunos do Parlamento Jovem de São Sebastião do Paraíso estiveram em Guaxupé na quarta-feira,14, quando foi realizada  a Plenária Regional do Polo Sudoeste. Junto com as turmas de Itaú de Minas, Poços de Caldas e Guaxupé, os participantes votaram nas melhores propostas sobre o tema deste ano, “discriminação étnico-racial”. As quatro propostas priorizadas serão discutidas também na Plenária Estadual, que acontecerá em Belo Horizonte, no mês de setembro. As melhores ideias compõem o documento final, encaminhado aos deputados estaduais, e podem se tornar leis.

Paternidade
Tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais um Projeto de Lei que assegura gratuidade do reconhecimento voluntário da paternidade perante os oficiais de registro civil das pessoas naturais. O parecer foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), também encampado pela Comissão de Administração Pública. O projeto propõe isentar do pagamento de emolumentos cartorários os pais que, voluntariamente, decidirem reconhecer a paternidade de filhos biológicos. O direito à paternidade é garantido pela Constituição Federal e a iniciativa visa estimular o reconhecimento desse direito, visto que muitos desejam fazê-lo, mas não têm condições financeiras para arcar com as taxas cartorárias relativas a esse procedimento.