RAIO X UPA

Raio x da UPA é inaugurado

Por: Redação | Categoria: Saúde | 18-08-2019 14:07 | 296
Foto de Denis Menezes

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã de sexta-feira (16/8), a sala de raio-x, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O novo equipamento de digitalização foi adquirido com recursos provenientes de emendas parlamentares dos deputados Aelton Freitas (R$ 300 mil), e Carlos Melles (R$ 359.720,00), que possibilitaram ainda, a compra de diversos materiais e equipamentos para a pasta da Saúde.

“Pegamos a cidade com sérios problemas e grandes desafios. Um deles era voltar a fazer os exames de raio x na Upa. Trabalhamos com parcerias, com muita responsabilidade e conseguimos. Além desta, já fizemos várias adequações para melhorar o funcionamento da UPA, como troca do telhado, instalação do gerador de energia, reforma de algumas salas). Mesmo com todos os obstáculos enfrentados, esta-mos aqui, eu e os secretários, de cabeça erguida e com sentimento de mais uma missão cumprida”, disse o prefeito Walker Américo.

O médico Matheus Montans Scarano, lembrou a situação da UPA quando ele assumiu como diretor clínico em 2016, e destacou que hoje as condições são muito melhores  “Além do raio x, conseguimos equipamentos importantes, como desfibriladores, monitores, respiradores, entre outros para salvar a vida dos nossos usuários. Isto é muito importante para nós dentro desta gestão que tem nos apoiado muito para equipar e UPA e oferecer um serviço de qualidade e que traga bons resultados, para que nós, médicos, possamos aprimorar o atendimento e diagnóstico”, destacou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego, o raio x na UPA vai acelerar diagnósticos em pelo menos três horas. “Antes, os pacientes tinham que ser encaminhados para a Santa Casa, onde faziam o exame, aguardavam o laudo e só depois retornavam para a UPA, para apresentar o resultado ao médico. Agora teremos economia de combustível para o município sem ter que fazer este transporte, poderemos otimizar o atendimento com as ambulâncias, já que agora elas não precisarão mais levar ou buscar pacientes várias vezes por dia para fazer raio x na Santa Casa, além da maior vantagem, que é poupar a saúde e o sofrimento dos pacientes, que muitas vezes estavam com dor por conta de um trauma e ainda tinham que ser deslocados da UPA para fazer o exame”, salientou.

Antes do descerramento da placa de inauguração, o padre Paulo Sobral da paróquia de São Judas deu uma benção e, em seguida, os presentes foram convidados a conhecer a nova sala de raio x e visitar uma mostra dos materiais de uso hospitalar e equipamentos que foram adquiridos com os recursos recebidos.

Equipamento
O equipamento de digitalização de raio-x que foi adquirido traz inúmeras vantagens tanto na manipulação dos dados quanto na entrega do resultado ao paciente. As imagens agora serão enviadas de forma digital, sem a necessidade de revelação em filme. Paralelo ao processo de compra do equipamento, iniciou-se a reforma da sala onde os exames serão realizados, que até então não estava baritada, ou seja, não estava preparada para barrar a radiação emitida pelo aparelho de raio-x, o que poderia trazer inúmeros danos à saúde tanto dos servidores como dos pacientes.
(Ascom Prefeitura)