DIA DO SOLDADO

“Dia do Soldado” é comemorado pelo Tiro de Guerra, em Paraíso

Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Cidades | 23-08-2019 13:46 | 414
Foto de Nelson P. Duarte/Jornal do Sudoeste

Solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (23/8) na sede do Tiro de Guerra 04.025, em  São Sebastião do  Paraíso, antecipou a comemoração ao Dia do Soldado, anualmente comemorado no Brasil em 25 de Agosto, data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, designado como Patrono do Exército.

O 1.º Sargento Reinaldo Cunha, chefe de Instrução do TG prestou homenagem ao Duque de Caxias, que tornou-se conhecido como “o Pacificador” após sufocar rebeliões contra o Império.

Um atirador leu Ordem do Dia expedida pelo general de Exército, Edson Leal Pujol, comandante do Exército, ressaltando feitos e a trajetória de Luís Alves de Lima e Silva desde seu nascimento há 216 na Fazenda São Paulo na então Vila do Porto da Estrela, hoje Duque de Caxias no Estado do Rio de Janeiro.

“Nesta cerimônia festiva em que, perfilados, abatemos nossas espadas e prestamos respeitosa continência em homenagem ao “Soldado-Exemplo”, reverenciemos, também, todos os demais Soldados que, diuturnamente, emprestam de forma abnegada o braço forte e a mão amiga em benefício da sociedade brasileira sendo, muitas vezes, presença única do Estado nos mais de 8 milhões e 500 mil quilômetros quadrados do território nacional. Guerreiros astutos que patrulham os 16 mil quilômetros da nossa faixa de fronteira terrestre, nossos rios, campos, montanhas e florestas, garantindo a soberania do País”, diz  o general Edson Leal Pujol, em um dos trechos de sua mensagem.

O comandante do Exército também aborda  na Ordem do Dia, tema que tem ocupado lugar de destaque em noticiários  no País e exterior. “Aos incautos que insistem em tutelar os desígnios da brasileira Amazônia, não se enganem! Os Soldados do Exército de Caxias estarão sempre atentos e vigilantes, prontos para defender e repelir qualquer tipo de ameaça”, enfatiza.

Três atiradores receberam medalhas  entregues pelo prefeito Walker Américo de Oliveira, diretor do Tiro de Guerra, premiação por terem se destacado em concurso de tiro.

A solenidade contou com a presença de autoridades ligadas ao Executivo e Legislativo municipal, secretários municipais, militares da reserva, ex-atiradores, familiares de atiradores, alunos e professores de estabelecimentos, representante da Superintendência Regional de Ensino e convidados.