CIDADANIA

Centro de Apoio ao Cidadão quer ampliar participação política e exercício da cidadania

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 29-08-2019 13:15 | 250
Foto de Reprodução

O agente administrativo Jian Paulo da Silva na Tribuna Livre da Câmara de São Sebastião do Paraíso apresentou projeto de criação e estruturação do Centro de Apoio ao Cidadão (CAC). Com o objetivo de prestar informações sobre a legislação municipal e orientações a respeito das atividades institucionais do Legislativo, o CAC também visa ampliar a participação política dos cidadãos e manter posto de atendimento, oferecendo diversos serviços gratuitos tais como elaboração e impressão de currículo, inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e emissão de certidão de quitação eleitoral.

Jian agradeceu o espaço e a confiança concedida pela Presidência da Casa e pela Mesa Diretora para a apresentação do projeto. “É preciso reconhecer que esse projeto só foi possível graças aos esforços dos vereadores Lisandro Monteiro e Vinício Scarano, que foram a Pouso Alegre conhecer os detalhes do projeto.

O CAC em São Sebastião do Paraíso foi inspirado no de Pouso Alegre e seu objetivo é ampliar a participação política da comunidade, informando e orientando sobre as diversas ações e projetos da Câmara Municipal, dentre eles o Gabinete Itinerante, a Tribuna Livre e as audiências públicas”, destacou.

O servidor também ressaltou a importância do estímulo à presença popular na sede da Câmara Municipal e o papel social do Centro de Apoio ao Cidadão. “Por meio da prestação de serviços relevantes para o efetivo exercício da cidadania, o Poder Legislativo articula através do CAC uma resposta imediata para demandas sociais relevantes, característica importantíssima dentro do Poder Legislativo.

Dentre os serviços gratuitos que serão oferecidos, podemos citar: inscrição para o ENEM, emissão de certidão de quitação eleitoral, consultas de saldos e extratos do FGTS, impressão de segunda via de CPF, elaboração e impressão de currículos, dentre outros. Diversas câmaras municipais, não somente em nossa região, mas em todo o país, aderiram à iniciativa e oferecem esses serviços através de seus CACs”.

Vereadores parabenizaram a iniciativa do projeto, que está em análise na Comissão de Finanças, Justiça e Legislação. “Eu e o vereador Lisandro estivemos em Pouso Alegre e um dos projetos que conhecemos foi o CAC. Era um sonho trazermos para Paraíso para termos mais benefícios e serviços para a população através da Câmara Municipal, além de trazer mais pessoas para a Casa.

O projeto já foi deliberado, foi para a Comissão, provavelmente será aprovado rapidamente e tenho certeza que dará bons frutos para nossa cidade através dessa iniciativa”, afirmou o vereador Vinicio Scarano.

Marcelo Morais destacou a importância da participação popular na Câmara de Vereadores e afirmou que, através da implantação do CAC, espera que mais pessoas acompanhem as atividades do Legislativo. “Uma das nossas lutas é trazer o cidadão para a Câmara e fazer com que realmente o projeto saia do papel e seja colocado em prática.

É de muita alegria, uma vez que a gente tem lutado incansavelmente para que as pessoas possam assistir pela transmissão ou estar aqui presente. Tomara que com o CAC as pessoas possam estar mais presentes na Câmara Municipal”.

“A primeira vez que tive contato com o CAC foi em uma visita em que eu e o Lisandro estivemos em Alfenas e percebemos que funcionava. Achei muito interessante, mas não conhecia muito bem o funcionamento. O objetivo é esse: prestação de serviços ao cidadão, que ele possa vir até à Câmara, que a gente possa ter essa proximidade do cidadão com a  Casa. Vamos agilizar e torcer para que dê certo para que daqui a um tempo façamos a avaliação e estatísticas dos frutos desse projeto”, concluiu Cidinha Cerize.