APC

Vida na rua

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 29-08-2019 13:17 | 681
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto de Reprodução

Uma rua viva. Cheia de casas e sobrados residenciais, muros e portões. Casas comerciais, postos de serviços. Consultórios médicos e dentários. Mini shoppings, Cartórios de Certidões e serviços de registros e notas. Uma rua onde os transeuntes, entre jovens, crianças e idosos, circulam livremente, cada qual com as suas expectativas de passear ou resolver alguma necessidade.

Na pista central, descem e sobem os veículos motorizados. Quantos? Sei lá. Muitos. Para tirar a beleza da rua (limpa e bem cuidada), ela merece, pois ela nos leva às Praças (central) e adjacências, ainda nos leva ao nosso trabalho, às Escolas, ao lazer, aos bancos, aos restaurantes, às lanchonetes, às casas de nossos amigos e vizinhos, ao Hospital e Postos de Atendimentos, às estradas de saídas para as outras cidades.

Vejam como a rua é importante. Sou da infância que brincava na rua, na esquina, no beco, na travessa, na rua sem saída, vivia na rua.

"Onde você estava menino"? Na rua! Quantas vezes ouvi isso de minha mãe...

Viva a rua! Então, rua é vida! É na rua que acontecem os grandes movimentos comemorativos, reivindicativos, políticos, sociais, religiosos, alternativos - como feiras, exposições e de artesanatos, danças de rua e dos meninos de rua.

Por tudo isso exposto, mais atenção com as ruas de nossa cidade em nível de limpeza e conservação! A rua é tão importante que há até música em sua homenagem: "Na rua, na chuva, na fazenda... Ou numa casinha de sapê"! Ou como nas cantigas populares, rock Infantil: "Se esta rua, se esta rua fosse minha/ Eu mandava, eu mandava ladrilhar/ Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante/ Para o meu, para o meu amor passar"!

A rua é o referencial da cidade. Seu nome não é aleatório, mas essencialmente motivado. Eterniza personagens, representa  condutas, estilos de vida, sentimentos e detalhes de uma paisagem. Simboliza épocas e traduz os valores ideológicos da população. É na rua que tudo acontece.

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico 
Correspondente da APC
Jacuí/MG - e-mail: fmjor31@gmail.com