VALORIZA PROFISSIONAL

A importância do responsável técnico na construção civil

Engenharia responde
Por: Redação | Categoria: Cidades | 28-08-2019 13:47 | 189
Everly Formagio de Souza, paraisense, engenheira civil graduada pela Pontifícia Universidade Católica- Campus Poços de Caldas-MG e atualmente cursando na mesma universidade pós graduação em Design de Interiores. Vice-Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquiteto e Agrônomos de  São Sebastião d
Everly Formagio de Souza, paraisense, engenheira civil graduada pela Pontifícia Universidade Católica- Campus Poços de Caldas-MG e atualmente cursando na mesma universidade pós graduação em Design de Interiores. Vice-Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquiteto e Agrônomos de São Sebastião d Foto de Reprodução

Quais são as atribuições de um engenheiro civil?
O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação é muito ampla, incluindo análise do solo, o estudo da insolação e a partir desses dados são elaborados projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico. Esses profissionais são capazes de interpretar agentes externos para projetar a melhor estrutura possível. É também atributo do engenheiro fazer estimativas de custos e orçamentos de uma obra completa.

Por quê muitas pessoas insistem em construir sem contratar um profissional técnico?
Grande parte da população, quando decide construir ou reformar , erroneamente acham que vão economizar por não contratar um profissional habilitado para ser o responsável técnico do projeto e assim optam apenas para a contratação de pedreiros e empreiteiros. O principal obstáculo para a contratação é a idéia de que se trata de um serviço caro. A construção civil pode gerar grandes impactos sociais e ambientais na comunidade, tornando tal “economia”, até mesmo um risco para a população. É de extrema importância ter acompanhamento de um profissional habilitado no CREA e/ou no CAU para que previna-se problemas mais sérios.

O que significa ART e qual a sua importância ?
ART significa Anotação de Responsabilidade Técnica, é um documento legal que identifica o responsável técnico por um serviço prestado ou uma obra realizada. É de grande importância pois ela permite defender a sociedade por assegurar que as atividades técnicas são realizadas por um profissional habilitado. Ela proporciona segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado.

Quais os tipos de ART ?

- ART de obra ou serviço, refere-se à execução de obras ou prestação de serviços

- ART de obra ou serviço de rotina, denominada ART múltipla, que especifica vários contratos referentes à execução de obras em determinado período

-ART de cargo ou função, relativa ao vínculo com pessoa jurídica para desempenho de cargo ou função técnica

O que pode ocorrer em uma obra que não tem um projeto adequado ?
Executar uma edificação sem planejamento certamente acontecerá de surgir muitas dúvidas ao longo da execução, levando a incertezas e retrabalho , que acarretará então em maior gasto com materiais e mão de obra, além de atraso e desperdícios, podendo também comprometer a qualidade e estrutura da obra, já que pode ocorrer de usarem técnicas construtivas inadequadas. São comuns em obras sem um responsável técnico complicações na ventilação, na iluminação e no uso do espaço.

Quais as vantagens da contratação de um engenheiro e/ou arquiteto?
Pode-se afirmar que a presença de um projeto e consequentemente de um profissional habilitado corresponde a um investimento. Independente do padrão da obra, o detalhamento de todas as fases da construção, resulta na economia com gastos recorrentes do desperdício de materiais e também de retrabalho. O tão precioso tempo também é economizado desde o esboço das primeiras idéias até o projeto final, o profissional vai fazer isso com naturalidade e rapidez , além disso, ele também vai otimizar a busca em lojas de materiais de construção, móveis e decoração , por ter um maior conhecimento do que há disponível no mercado. Com a criatividade do profissional, você irá conhecer novas idéias, tornando o seu imóvel mais funcional e mais valorizado. Outra vantagem são os contatos, já que quem está nesse meio pode indicar desde pedreiros, eletricistas, encanadores, marceneiros, serralheiros até lojas de móveis, materiais e objetos desconhecidas por você, mas que possuem um serviço diferenciado. Com tudo isso, conclui-se que a presença de um engenheiro na obra é fundamental para que o empreendimento atenda todas as expectativas, portanto, antes de construir, demarcar, cercar ou murar, procure um profissional para evitar dor de cabeça desnecessária.

Após executada corretamente uma obra de quanto em quanto tempo é necessário fazer inspeções de manutenção?
Uma construção nova está nas condições máximas de segurança, o correto é fazer inspeções periódicas para manter tais condições .Deve-se fazer de ano em ano , pois se tiver algum problema , é possível corrigir logo e o reparo é mais simples e mais barato. Se isso é feito a estrutura vai durar mais pois com o tempo há degradações que devem ser reparadas.

Qual a importância da engenharia civil no desenvolvimento do país?
Nos países emergentes , como o Brasil , a engenharia civil se mostra indispensável para a ampliação da infraestrutura , para a melhoria de serviços prestados à sociedade como construções de rodovias, metrôs, aeroportos, pontes e projetos com soluções tecnológicas para o melhor bem-estar da sociedade. A engenharia permite que os principais recursos da natureza sejam transformados, adaptados e aplicados para o uso do homem. Praticamente tudo que é feito na sociedade existe a influência da engenharia civil.