RENOVARTE

Escola Inês Miranda Almeida receberá Caravana Renovarte

Por: João Oliveira | Categoria: Educação | 28-08-2019 14:00 | 523
Caravana Renovarte trabalha questões ambientais e sociais com estudantes nas cidades por onde passa
Caravana Renovarte trabalha questões ambientais e sociais com estudantes nas cidades por onde passa Foto de Divulgação

A Caravana Renovarte que nos últimos dias iniciou o percurso por Minas Gerais vai desembarcar em São Sebastião do Paraíso na próxima terça-feira, 3 de setembro. O projeto consiste no desenvolvimento de ações diversas com atividades lúdicas e  acontecerá na Escola Estadual Professora Inês Miranda. As atividades foram iniciadas em Minas Gerais no dia 16 de agosto com passagem por sete cidades, incluindo Paraíso.

A “Caravana Renovarte Educando através da Arte”, chegou a Minas Gerais com a turma Amigos do Baobáste no desenvolvimento de atividades lúdicas que envolvem jogos, dinâmicas atividades em grupo, apresentação de peça teatral, entrega de uma revista informativa e a promoção de um workshop para os professores. Além de São Sebastião do Paraíso estão sendo visitadas Divinópolis, Juatuba, Matheus Leme, Carmo do Cajuru, Pedra do Indaiá e Passos.

As dinâmicas exploram os quatro elementos da natureza (Água, Terra, Ar e Fogo) e os 3 R’s do consumo consciente (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), que estarão divididos em cinco estágios. Os alunos, até 14 anos, serão conduzidos por monitores e divididos por faixas etárias. Em cada estação, haverá crianças participando simultaneamente, com desafios que abordam a problemática ambiental. Após concluírem cada fase, receberão insígnias como estímulo para finalizarem todo o circuito.

A caravana conta ainda com a realização do Workshop Semear que é uma ação voltada para os educadores. A atividade terá 1h30 de duração e será ministrada pelo pedagogo Diogo Pires de Lima, para os professores de cada escola atendida. A proposta é despertar a valorização do caminho do conhecimento e também promover reflexões acerca do papel que representam como docentes. O educador relata que o objetivo não é trazer nenhuma novidade ou descoberta incrível, mas, sim, valorizar o que a escola tem. O intuito é promover o pensamento coletivo e unir esforços, na pesquisa, na criação, no debate, criando diálogos construtivos e visar a obtenção de bons resultados.

A ação visa atender mais de duas mil crianças de escolas públicas de Minas Gerais, promovendo atividades que reforçam aprendizados sobre a problemática ambiental. O projeto tem o incentivo do Governo Federal, por meio da Lei do Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania. É uma produção de Renovarte Produções Culturais, em parceria com o Núcleo Cultural que tem ainda o patrocínio da AB Nascentes das Gerais.

Estabelecimentos escolares de sete cidades mineiras incluindo Paraíso foram contempladas com o projeto
Projeto cultural promove questões do meio ambiente e busca desenvolver Defensores da Terra através da arte