CURTAS EDIÇÃO 2344

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 01-09-2019 11:36 | 538
Foto de Reprodução

Elogiou
“Parabéns pela iniciativa é deste jeito que nós teremos condições de fazer o dinheiro render mais”. Foi o que disse o governador Romeu Zema endereçadas ao deputado estadual Antonio Carlos Arantes referente a usina de asfalto que facilita o trabalho de pavimentação em Ouro Fino e que está servindo de modelo para outros municípios. Segundo o parlamentar a iniciativa poderá ser adotada em todo o Estado. De acordo com Zema o assunto já foi discutido com o secretário de Infraestrutura do Estado, Marco Aurélio Barcelos.

Incentivo
O Governo de Minas já vem estudando de que forma poderá incentivar este tipo de trabalho. Conforme Zema esta é uma das melhores formas existentes de economia em tempos de dificuldades financeiras, sendo que desta maneira o Estado fica livre de uma série de tarefas e consegue realizar ações com um custo bem menor. Ainda segundo ele será feito todo empenho possível para viabilizar e fazer com que este tipo de ação se multiplique. Será marcada em breve uma reunião para tratar diretamente deste assunto assegurou.

População
O IBGE divulgou nesta semana, estimativa da população brasileira, formada por seus 5.570 municípios. No País, segundo o IBGE, somos 210 milhões de habitantes. Em São Sebastião do Paraíso de acordo com o Instituto, vivem 70.956 pessoas, número que continua gerando dúvida, levando-se em conta a expansão que se constata a olhos vistos no município, em especial na área urbana.

Prova dos nove
Ano passado causou indignação quando o IBGE divulgou que em 2017 a população em Paraíso era 70.533 e que em 2018 o número caiu para 70.450. A nova estimativa, 70.956 ainda não convence. De vez que esses números influenciam não apenas como base de cálculo para o retorno de impostos como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), dentre outros, e já que se está com o pé atrás com a estimativa do IBGE, o mais prudente é se recorrer a uma recontagem para ser tirada “a prova dos nove”.

Da saúde
O deputado estadual e também Primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Antônio Carlos Arantes anunciou nesta semana a destinação de R$ 100 mil para a área da Saúde, em Jacuí. A verba é fruto de emenda parlamentar do senador Antônio Augusto Anastasia (PSDB).

Reta final
As obras de construção da Escola Municipal José Carlos Maldi, que se arrastam há quase 10 anos estão agora prestes a entrar em sua reta final. A previsão do prefeito Walker Américo é inaugurá-la neste ano e colocá-la em funcionamento em 2020.

Zumba
A aula inaugural de Zumba do programa “Saúde em Ação” realizado pela Prefeitura de Paraíso superou expectativas. Segundo estimativas foram mais de 400 pessoas que compareceram ao Campão. O Programa tem por objetivo prevenir o ganho de peso corporal e proporcionar qualidade de vida para a população, incentivando hábitos saudáveis de vida. Quem não se inscreveu e quiser participar ainda é possível das atividades que além das aulas de zumba oferece ainda caminhada com o doutor, aulas de Tai Chi Chuan e orientações da equipe multidisciplinar da Atenção Primária à Saúde.

Suprimido
Pois é, no dia 7 de Setembro quando se comemora 197 anos da Independência, conforme anunciado, não haverá desfile cívico militar em São Sebastião do Paraíso. O argumento é que as apresentações serão “concentradas” no dia 25 de outubro, aniversário da cidade. Tradicionalmente sempre foram realizadas ambas comemorações, cada qual a seu tempo, respeitando-se suas importâncias no contexto histórico. Tem faltado civismo, e aumentado a acomodação, não apenas quanto à realização de desfiles, mas por conta de supressões feitas em grades curriculares, e entre quatro paredes nas escolas. Tem faltado brasilidade.

Orelha em pé
Golpes estão sendo aplicados pela internet utilizando falsa cobrança de tributos estaduais, em nome de órgãos do Governo do Estado de Minas. O alerta é feito pela Secretaria Estadual da Fazenda. No caso mais recente a informação é que e-mail chegou para um contribuinte, alegando débito relativo à Taxa de Incêndio. A mensagem eletrônica continha um link para um falso “boleto para pagamento”. A SEF alerta que não encaminha qualquer tipo de mensagem contendo link, código de barras ou sequência numéria, seja por e-mail, SMS  de celular ou aplicativo de comunicação.