ÓLEO USADO

Lions Clube e Prefeitura assinam convênio para coleta de óleo usado

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 03-09-2019 15:46 | 714
Assinatura de convênio de parceria entre Lions e Prefeitura é parte da campanha de coleta de óleo usado
Assinatura de convênio de parceria entre Lions e Prefeitura é parte da campanha de coleta de óleo usado Foto de Roberto Nogueira

O Lions Clube de São Sebastião do Paraíso e a Prefeitura assinaram na manhã de terça-feira (3/9), termo de cooperação para a realização de uma campanha para a coleta de óleo usado. O ato contou com a presença do prefeito Walker Américo Oliveiram do governador do Distrito CL6, Gustavo José Gil Almeida, a presidente do Lions em Paraíso, Edyna Maldi Borges, secretários da administração municipal, e integrantes do clube de serviço.

Edyna Maldi Borges, destacou que a ação é benéfica à natureza e toda população e terá ampla participação das escolas municipais e também abrangerá toda comunidade.

A assinatura do convênio foi na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “É importante que estejamos todos unidos para este trabalho que iniciamos já há algum tempo junto com o Lions e que também envolve as escolas do município e deve se estender a toda comunidade paraisense”, disse a secretária Yara de Lourdes Souza Borges, do Meio Ambiente, ao destacar que também as secretarias de Educação e a de Desenvolvimento Social, são parceiras no projeto.

Ele ressaltou que devido a seriedade do projeto foi necessário agir com critério em relação ao convênio e por motivos burocráticos a assinatura do convênio atrasou um pouco.

A presidente do Lions, Edyna Maldi Borges afirmou que esta é mais uma iniciativa que a deixa muito feliz por poder contribuir com a coletividade paraisense. “Nós estamos engajados nesta campanha que tem o cunho social, envolve educação, meio ambiente, saúde e qualidade de vida. Estamos empenhados para que tenhamos sucesso em mais este projeto, me sinto gratificada pela presença de todos, inclusive com a vinda do nosso governador do Distrito”, disse, emocionada.

Para o professor Mauro Alves que é assessor de Meio Ambiente do Distrito CL6, a natureza pede por socorro. “Devido a população volumosa é crescente a produção de lixo. Aqui em Paraíso por exemplo estimamos que são produzidas 70 toneladas/dia e são gerados 70 mil litros de óleo/ano. Para cada litro de óleo lançado nas redes ou nos rios são necessários 25 mil litros de água para dissolvê-lo”, observa. Ele enfatiza que a campanha vai trabalhar a questão da conscientização. “Se numa escola tivermos 500 estudantes, teremos cerca de 480 famílias chamadas a participar desta ação multiplicadora”, completa.

O governador do Distrito CL6, Gustavo José Gil Almeida, estava acompanhado de sua esposa Maria Machado de Almeida que viajaram mais de 250 quilômetros, desde Icem (SP) até Paraíso para participarem da assinatura do convênio. “É para nós motivo de honra estar mais uma vez aqui nesta cidade junto aos nossos companheiros, para desenvolvermos mais uma etapa deste projeto importante”, disse.

Almeida salientou a disposição em ajudar todos os 64 clubes que quiserem participar desta campanha, tendo a abrangência desde Passos a Santa Fé do Sul.

Gustavo Almeida enfatizou que o Lions Internacional se faz presente em 214 países e que trabalha em cinco metas globais como o combate a fome, diabetes, visão, câncer e meio ambiente. O material coletado nas escolas será depositado na Associação dos Catadores e depois repassado ao Lions. O material será destinado a uma usina de biodiesel.

O resultado financeiro da aquisição será transformado em alimentos. “Ações como estas fortalecem o nosso trabalho e quero sempre estar à disposição para ajudar da melhor maneira possível”, finalizou.

O prefeito Walker Américo afirmou que o município tem realizado várias campanhas no sentido de melhorar o meio ambiente. “É difícil mudar a cultura de um povo, mas estamos trabalhando neste sentido. Esta é uma campanha que tem nosso apoio, pois, visa salvar vidas e cuidar da nossa natureza”, acrescentou.

Walker enfatizou o trabalho desenvolvido pelo Lions e acrescentou que é parceiro para este tipo de ação. “Estamos juntos para fazer o melhor pela nossa cidade e vamos nos empenhar para que tenhamos cada vez mais participações com adesões das escolas estaduais para termos maior abrangência”, completou.

Evento teve a presença do Governador do Distrito CL6, leoninas, prefeito e secretários da administração