VARGINHA

Estudantes de Paraíso visitam Varginha dentro do calendário do EPTV na Escola

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 31-08-2019 16:23 | 965
Estudantes paraisenses conheceram os estúdios da emissora do Sul de Minas  e fizeram passeios pela cidade
Estudantes paraisenses conheceram os estúdios da emissora do Sul de Minas e fizeram passeios pela cidade Foto de Divulgação

Um grupo de estudantes de São Sebastião do Paraíso esteve em Varginha em passeio turístico e uma visita guiada pela cidade como parte das atividades do concurso EPTV na Escola 2019, promovido pela emissora. Após a realização de outras etapas do certame, a partir de setembro serão conhecidos os 40 alunos semifinalistas do projeto. Neste ano o tema que está sendo desenvolvido nas escolas aborda a questão das Fake News e tem como título “Quando a mentira parece verdade”.

A visita dos estudantes paraisenses ocorreu no dia 19 de agosto e foi realizada juntamente com alunos de estabelecimentos escolares dos municípios de São Tomás de Aquino, Monte Santo de Minas e Arceburgo.

Os estudantes foram acompanhados pelas professoras Ivone Cintra e Ana Paula Cardeal. Em Paraíso o projeto teve a participação de 20 escolas e o total de 813 alunos. Foram 107 estudantes de seis escolas da Rede Municipal de Ensino, 616 de nove estabelecimentos da Rede Estadual, além de 92 oriundos de cinco escolas particulares.

 A partir de setembro será a o desenvolvimento da fase semifinal. Jornalistas da EPTV farão a pré-seleção dos trabalhos que irão concorrer na fase final. Ao todo serão 40 semifinalistas que serão conhecidos no dia 16 de setembro. No dia 23 serão divulgados os nomes dos 10 finalistas.

A partir de outubro a emissora inicia a produção e edição de reportagens com cada um deles que serão exibidas a partir do dia 28.

Abrangência
Neste ano na região Sul de Minas o concurso tem a participação de 127, dos 160 municípios da área de cobertura da emissora que aderiram ao projeto. Ao todo são 18.917 alunos que fizeram a redação e 1.300 visitam a EPTV. A premiação dos finalistas acontece no dia 31 de outubro.

O concurso propõe uma reflexão sobre as “Fakes News” que estão em evidência nos dias atuais. A ideia é estimular os alunos a escreverem sobre o quanto isso pode afetar a vida deles e de pessoas envolvidas.

O projeto tem a missão de incentivar a reflexão de temas de interesse da comunidade, premiando os melhores trabalhos de estudantes das redes municipal e estadual, escolas particulares, do SESI e EJA – Educação de Jovem e Adulto. Inicialmente, na primeira fase, os autores de textos foram selecionados pelas secretarias municipais de educação ou Diretoria Regional de Ensino de cada município.

A partir desta escolha é que foram definidos aqueles que tiveram a oportunidade de visitar as sedes das emissoras em Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São Carlos (SP) e Varginha (MG). Durante as visitas os alunos puderam conhecer os profissionais, visitar redações e estúdios e tirar dúvidas sobre como são produzidos os telejornais regionais.

Relação dos alunos selecionados na Etapa Municipal  do Projeto EPTV na Escola 2019 São Sebastião do Paraíso- MG

  • Tales Antonio Martins

Professora: Luciene Garcia de Figueiredo

Colégio Galileu

  • Isadora Teles Pimenta
  • Sophia Roberta Izá Silva

Professora: Jaqueline de Oliveira Izá

Colégio Paula Frassinetti

  • Grazieli Alves Marques Gonçalves

Professor:Tiago Rodrigo Martins

Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori

  • Ezequiel Gonçalves da Silva

Professora: Maria Apareci-da Dizaró

Escola Estadual Clóvis Salgado

  • Maria Eduarda Camargo Brandão

Professora: Natália Lovo de Carvalho Rezende

Escola Estadual Paraisense

  • Laiza Caroline Campos

Escola Estadual Paula Frassinetti

Professora: Ana Paula de Medeiros Cardeal

  • Stephanie Luana Ferreira

Escola Municipal de Ter-mópolis

Professora: Ivone de Fátima Cintra

  • João Felipe Catarino dos Santos

Professor: Sebastião Au-gusto Sobrinho

Escola Municipal Francisco Daniel

  • Carolina Aparecida Borges

Professora: Cristina Maria de Oliveira

Escola Municipal Napoleão Volpe