FUTEBOL

Operário enfrenta o Bandeirante no Campeonato Estadual Amador da FPF

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 31-08-2019 14:41 | 442
Operário joga em Cajuru e representa Paraíso na disputa de um dos mais tradicionais campeonatos de futebol amador do Brasil
Operário joga em Cajuru e representa Paraíso na disputa de um dos mais tradicionais campeonatos de futebol amador do Brasil Foto de Roberto Nogueira

O Operário E.C. estreia  neste domingo, 1º de setembro, no Campeonato Estadual Amador de Futebol, promovido pela Federação Paulista de Futebol (FPF), contra o Bandeirante de Brodowski. A rodada inicial da competição será neste sábado, 31 de agosto, com a realização de duas partidas. O técnico Adilson Lara poderá contar com alguns reforços e reconhece que tem um difícil compromisso pela frente, diante de uma equipe que é participante tradicional desta disputa e que foi vice-campeã do mesmo torneio no ano passado.

Neste ano, a temporada não terá a participação de times de grandes centros do futebol amador, como Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, Sorocaba, Osasco, além das ausências de equipes de Itú, Jales, Votuporanga, Assis, Jaú e São José do Rio Pardo, que tiveram representantes na edição do ano passado. Apenas sete ligas regionais, das 56 que aparecem como filiadas na Federação Paulista de Futebol, indicaram representantes para a disputa do Estadual de 2019.

No total serão 14 equipes, com a Liga de São José dos Campos e Liga Desportiva Serranense indicando três representantes cada. Depois as ligas Brodowskiana, de Jacareí e Suzano, ambas com dois representantes. E por fim as ligas Bragantina e de Mogi das Cruzes, com apenas um representante cada.

A competição, que será disputa em quatro fases, será realizada em sistema eliminatório, desde o início, sempre com jogos de ida e volta, com a prometida regionalização. A disputa da decisão do título está programada para ocorrer em 20 de outubro, caso não ocorra nenhum imprevisto.

O time mandante de cada partida receberá a quantia estipulada de R$ 1.500,00. Também será obrigatória a presença do médico na ambulância, além do Policiamento. O Pagamento das taxas de arbitragem e as bolas da competição serão de responsabilidades da Federação Paulista, já os transportes para locomoção serão de responsabilidades das equipes.

Cada equipe poderá inscrever até 35 atletas, nascidos até o ano de 2002, sendo que para participar da 1ª rodada, os mesmos devem ser inscritos até o dia 23 de agosto, e os demais poderão ser inscritos até o dia 19 de setembro.

Inicialmente o Operário conseguiu a inscrição de quatro atletas já inscritos e aptos para estrearem na competição, neste domingo. Entre os nomes divulgados estão o atacante Marcelo e o centroavante Coca, ambos oriundos do Vasco de São José do Rio Pardo (SP). Tem o zagueiro Rogério, que é de São Benedito das Areias, além do volante Ferpa, que atuou pelo América, de Monte Santo de Minas.

O outro reforço é o meia armador Pedro Tonzar, que estava no Botafogo de Ribeirão Preto (SP) e teve passagem pelo Cruzeiro E.C., de Belo Horizonte, já atuou na equipe do Operário na primeira rodada da Taça Paraíso. No entanto, a documentação do atleta não foi liberada a tempo para a inscrição nesta competição.

"Dois destes reforços vão entrar jogando, os demais vão nos ajudar durante o campeonato, vamos empenhar para mantê-los aqui conosco para o regional de 2020", disse o técnico Adilson Lara.

Enfrentar O Bandeirante será um grande desafio, por ser um time bem treinado, tem muitos bons valores e que tem tradição neste tipo de competição. Vamos tentar surpreendê-los", comenta Adilson.

A partida será realizada no Estádio Municipal Doutor Guião, a partir das 15 horas. O Bandeirante está concentrado desde sexa-feira, à noite em um hotel, se preparando para a partida.

A rodada inicial começa neste sábado com três partidas. O Santa Rosa de Viterbo recebe a equipe campeã do campeonato do ano passado, o Ferroviários, de Bragança Paulista. O Santa Rita recebe o Nova Jacareí, em São José dos Campos e o Nacional de Suzano, enfrentará o Arena de Mogi das Cruzes.

No domingo, acontecem outras três partidas além de Operário x Bandeirante, em Cajuru. Também em São José dos Campos, o Atlético receberá o 13 de Maio de Suzano; o Vila Garcia de Jacareí, enfrentará o Sinésio Martins, de São José dos Campos. Fechando a rodada o Rose"n Boys de Franca, encarará o Clube Atlético, de Cravinhos.