ESGOTO

Aumento de cobrança em tarifa de esgoto gera ampla discussão na Câmara

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 05-09-2019 17:44 | 520
Foto de Reprodução

O envio de notificações pela Copasa a respeito de aumento na tarifa de tratamento de esgoto em São Sebastião do Paraíso gerou amplo debate durante na Câmara Municipal, de segunda-feira (2/9). O vereador Vinício Scarano lembrou que a Copasa tem até este mês de setembro para concluir as obras de coleta e tratamento de esgoto, que representarão 95% das ligações, sendo a conclusão total das obras feita até julho de 2020.

"Peço para que possamos ir até a Arsae novamente, que é a agência reguladora, e que tem um poder muito grande de interferir e intermediar por nós. Gostaríamos que fôssemos até ela e cobrasse da Copasa a execução ou não dessas obras. E dependendo do resultado, que buscássemos ressarcimento. O Estado de Minas publicou noticia recente falando sobre situação no município de Iturama, que por intermediação da Arsae conseguiu que a Copasa ressarcisse o cidadão com valores que eles pagaram a mais na tarifa de esgoto", destacou.

Vinícius sugeriu que o município também tentasse essa intermediação, e também verifique se tudo que havia sido previsto estava sendo cumprido.

O vereador Marcelo de Morais lembrou ação civil pública que está tramitando na Justiça, e que cópias de laudo técnico em visita a locais onde esgoto estaria sendo despejado irregularmente pela Copasa em córregos do município foram encaminhadas a Arsae. "Formalizei isto para a Arsae. Acho válida a nossa visita a agência reguladora", destacou.

Os veadores criticaram o aumento das contas por decorrência do tratamento de esgoto. "Alguns cidadãos receberam carta informando que haveria aumento de 50% em relação à taxa de esgoto. A Arsae autorizou, quem verificou que as obras estão de acordo com o previsto", questionou Marcelo Morais.  "Nós não sabemos.

Quando fizemos visitas nos locais constatamos irregularidades, e não que está tudo certo. Estamos pagando há alguns anos essa tarifa sem ter o devido tratamento e ainda via aumentar para quem não está pagando os 90%?", lamentou.

Por fim, após tecer criticas em relação a situação envolvendo essa tarifa de esgoto, o vereador Vinício Scarano parabenizou Marcelo Morais por ter oficiado a Arsae. "Somente com isto teremos embasamento e documentos para fazer futuras cobranças pelo contato próximo que temos na Arsae e que tem se mostrado estar do lado do cidadão devido a alguns casos que tem sido registrado em Minas Gerais", completou.