TREINAMENTO

Profissionais da saúde de Paraíso fazem treinamento sobre sarampo

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 06-09-2019 08:15 | 836
Durante o encontro foram passadas informações sobre diagnóstico de sarampo
Durante o encontro foram passadas informações sobre diagnóstico de sarampo Foto de Denis Menezes

Médicos, enfermeiras e auxiliares de enfermagem que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Santa Casa de Misericórdia, além dos planos de saúde Unimed e Ampara passaram por um treinamento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso. A iniciativa teve por objetivo alinhar informações e repassar orientações e diretrizes para os atendimentos aos pacientes que apresentarem os sintomas de sarampo. Autoridades estão em alerta em função do aparecimento de vários casos e inclusive motivou o reforço na vacinação de crianças.

A reunião foi realizada nesta semana na Libertas Faculdades Integradas. “Pedimos à população que procure as salas de vacinas para verificar os cartões e se há a necessidade de vacinação conforme as idades e doses preconizadas pelo Ministério da Saúde”, alertou o secretário municipal de Saúde, Wandilson Bicego.

Foram realizadas palestras com a enfermeira da Vigilância em Saúde, Geisa Moraes, o médico infectologista José Carlos Costa Júnior e a enfermeira responsável pelo setor de imunização municipal, Paulina de Souza.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Cortez, é relevante para os profissionais esse tipo de capacitação. “Estamos vivendo um momento em que essa e outras doenças estão em evidência, então esse treinamento veio para fortalecer e capacitar, a ponto de termos uma equipe qualificada na ponta para fazermos os atendimentos e diferenciar essas doenças” explica.

O secretário destacou ainda que até mesmo os profissionais devem estar com vacinação atualizada. “Lembramos também que os profissionais de saúde devem procurar as salas de vacinação para colocar seus cartões em dia, visando a proteção e prevenção dos mesmos, uma vez que estão na assistência direta aos a pacientes suspeitos”, completou.

Uma das preocupações apresentadas é que em São Sebastião do Paraíso já foi apresentado um caso suspeito de sarampo.  Amostras foram coletadas e encaminhadas para análises laboratoriais na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. O caso foi descartado devido à sorologia do paciente ser positiva para dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação de Triviral está acontecendo normalmente nas salas de vacina do município. Pelo fato de Paraíso ser vizinha de cidades paulistas que já registram a doença, o treinamento ocorreu com intuito de evitar que o vírus se propague no município e, caso isso ocorra, os profissionais de saúde já estão qualificados para tomar as atitudes mais assertivas.

Somente em Franca (SP) cidade listada com surto ativo de sarampo, há 15 dias foram confirmados seis casos e 18 suspeitos. Em Ribeirão Preto (SP) são dois pacientes confirmados e 14 suspeitos. Ainda na região, em Passo a Secretaria de Estado da Saúde de Minas aponta que um caso em investigação deve ser confirmado. O paciente teve contato com outra vítima no Estado de São Paulo. Ainda em Minas Gerais estima-se que aproximadamente 8,9 milhões pessoas estão sem proteção com as duas doses necessárias da vacina.

Sintomas do sarampo
Manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés sem prurido (não há coceira), febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas.