TÚMULOS ECOLÓGICOS

Construção de túmulos ecológicos no Cemitério da Saudade está em fase adiantada

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 10-09-2019 13:47 | 446
Estão em fase de acabamento, quarenta túmulos  ecológicos no Cemitério da Saudade em Paraíso
Estão em fase de acabamento, quarenta túmulos ecológicos no Cemitério da Saudade em Paraíso Foto de Sebastião Tadeu Ribeiro

Há pouco mais de um mês publicamos matéria dando conta que "Paraíso terá cemitério ecológico", e que a construção dos túmulos já havia sido iniciada pela empresa Valfer Tecnologia, especializada há mais de uma década na implantação de cemitérios ecológicos. O modelo a ser utilizado em Paraíso, segundo a empresa, "é o mais natural, humano, ecológico e não oneroso sistema de decomposição de corpos, com aceitação universal".

Nesta semana o "JS" foi verificar de perto como está o andamento das obras dos túmulos (40), em formas de gavetas, sendo um sobre outro (foto). As obras estão em fase bem adiantada. A meta é se chegar a construção de 600 gavetas, sendo que com a implantação do sistema ecológico, restos mortais poderão ser exumados e retirados após quatro anos de sepultamento, colocados em ossários que também serão construídos, com identificação do nome dos restos morais.

Para o sistema funcionar plenamente, a tecnologia segundo a empresa, utiliza "filtros específicos, fabricação própria, utilizando tubos colocados no interior dos túmulos pelos quais há a desidratação e evaporação do necrochorume", evitando "mal odor e contaminação do solo no lençol freático e o do ar".

Conforme informações, as tubulações já se encontram no cemitério para serem colocadas, faltando apenas a chegada do filtro.

Por oportuno, vale lembrar que os antigos túmulos e carneiros já existentes no Cemitério da Saudade continuam sem nenhuma alteração de uso, permanecem perpétuos e poderão ser utilizados como tradicionalmente foram até os dias de hoje.