CAMINHOS DA FÉ

Romeiros fazem estreia do Caminhos da Fé em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 11-09-2019 10:01 | 1714
Ciclistas deixam a cidade com destino ao Santuário em Aparecida
Ciclistas deixam a cidade com destino ao Santuário em Aparecida Foto de Asscam

Desde o final de semana o roteiro Caminhos da Fé, ramal Franca com trecho em São Sebastião do Paraíso já está sendo utilizado por romeiros de São Sebastião do Paraíso e região com a passagem de um grupo de ciclistas vindos do interior de São Paulo, com destino ao Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba. Também da cidade um grupo de paraisenses também partiu com destino a Aparecida (SP).

O Conselho Municipal do Turismo prepara a inauguração do projeto em 6 de outubro e, conforme o planejamento inicial, que está sendo elaborado, o evento contará com trajeto ciclístico e a pé, com ponto final na Capela de Nossa Senhora Aparecida. O roteiro que sai da cidade passa pela zona rural do município de Paraíso, a partir da estrada na região do Morro Vermelho com destino a Itamogi e outras cidades do Sul de Minas até chegar a municípios paulistas já na região da Serra da Mantiqueira.

Antes mesmo da inauguração oficial do Ramal no município o trecho já está sendo utilizado pelos romeiros, como ocorreu neste final de semana. No sábado, 7 de setembro, os primeiros peregrinos passaram ela cidade. Trata-se de um grupo de ciclistas que vieram de Franca (SP) que é o ponto de partida e seguiram em direção a Aparecida, com percurso de 560 quilômetros, previsto para ser percorrido em praticamente uma semana. Na passagem por Paraíso eles estiveram na secretaria da Matriz São Sebastião, onde foram recebidos pelo presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), que carimbou a ficha de itinerários, registrando a passagem pela cidade.

Ainda neste final de semana, os ciclistas paraisenses Renato de Souza, Eduardo Meles, Itamar José Santos, Matheus Carmo, Luiz Ribeiro e Junior Zanin também partiram rumo à Aparecida, inaugurando a nova trilha.

De acordo com Heraldo Bícego a intenção éfomentar o turismo religioso na cidade, com aumento da procura por hotéis, restaurantes e outros serviços pelos peregrinos.

O Caminho da Fé reúne 56 cidades em São Paulo e Minas Gerais, totalizando mais de mil quilômetros. O ramal de Franca passa por nove cidades em um trecho de 212 quilômetros nas áreas urbana e rural. O percurso passa ainda pelos municípios de Patrocínio Paulista e Itirapuã, no Estado de São Paulo; além de São Tomás de Aquino, São Sebastião do Paraíso, Itamoji, Monte Santo de Minas e Arceburgo, em Minas Gerais.

Em seguida, os peregrinos pegarão o ramal de Guaxupé até Aparecida. A estimativa é de que o trajeto a pé pode ser feito em até 20 dias e de bicicleta em até 12 dias.

Em Paraíso já é feito o carimbo do passaporte identificando a passagem pela cidade
Presidente do Comtur recepciona cicistas vindos de Franca com destino a Aparecida