CURSOS

CMDRS anuncia realização de eventos e cursos em Paraíso nas próximas semanas

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 14-09-2019 14:08 | 1092
Reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável acontece na segunda quarta-feira de cada mês na Sedeagro
Reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável acontece na segunda quarta-feira de cada mês na Sedeagro Foto de Roberto Nogueira

Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de São Sebastião do Paraíso se reuniram na tarde de quarta-feira,11. Foram debatidos vários temas como a realização de cursos, treinamentos de trabalhadores, além da promoção de eventos. "Foi uma reunião produtiva", disse o presidente do conselho, Marco Aurélio Alves de Paula.

Um assuntos debatidos foi o convite para que representantes do setor participem do desfile de aniversário da cidade em outubro. As associações poderão montar carro alegórico com a temática da produção agrícola de cada região do município destacando diversidades como café, agropecuária, fruticultura, horticultura e outros segmentos.

Foi apresentado o cronograma de vacinação canina na zona rural, já em desenvolvimento, disponibilizado pela Vigilância Epidemiológica. O trabalho foi iniciado na semana passada e tem atendendo diversos bairros rurais, comunidades e distritos. 

A questão da assistência técnica coletiva em cafeicultura realizada pela Olam Coffe, foi outro tema debatido. Em Parceria com a Sedeagro e a empresa Via Verde Consultoria será realizado no dia 19 de setembro, um trabalho de assistência coletiva, com uma tarde de campo na região do Morro Vermelho. Serão tratados de temas como controle de pragas e doenças, fertilidade e planejamento de safra. O evento será aberto a todos os produtores rurais interessados.

Outro trabalho a ser desenvolvido refere-se a coleta de embalagens de agrotóxicos. A iniciativa abrangerá os bairros rurais Faxina, Mercês e Morro Vermelho e suas adjacências. A campanha será realizada ainda em setembro em data a ser confirmada. "É um trabalho que faremos igual já acontece em outros anos e o pessoal já está acostumado a reunir o material, que é destinado a Associações dos Distribuidores de Produtos Fitossanitários do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (Apacass)", disse o presidente do Conselho Marco Aurélio Alves de Paula.

Em um trabalho conjunto entre o Sebrae e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária de São Sebastião do Paraíso (Acissp) será realizada uma palestra com o título "Café com Produtor, como gerar e aumentar lucratividade da sua propriedade rural". O evento com a palestrante Débora Negrão será no salão da Acissp, dia 17 de setembro, a partir das 8 horas.

Serão tratados de assuntos como conceitos básicos do lucro e a importância para o sucesso para as empresa, além da apresentação das ferramentas e avaliação da lucratividade, bem como gestão de elementos econômicos e financeiros que influenciam os ganhos, geração de recursos e otimização de custos.

Foi anunciado que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) retoma a promoção de cursos de capacitação de mão-de-obra nas comunidades rurais. As atividades ficaram reduzidas durante o período de colheita do café e estão sendo incrementadas a partir deste mês. O primeiro trabalho do Projeto Mobilizar Bem abrange a produção de doces e salgados na comunidade do Morro Vermelho, nos dias 11 a 13 de novembro. Havendo disponibilidade e interesse por cursos o órgão já se comprometeu que poderá atender outros bairros rurais conforme a demanda.

Também se falou sobre os preparativos para a possível volta da realização do Torneio Leiteiro durante a exposição agropecuária, na cidade, em outubro. "Vários contatos estão sendo feitos com produtores e empresas de Paraíso e região para que possa retornar mais esta atração na Expar", disse. Os entendimentos neste sentido também estão sendo realizados em conjunto com o Sindicato dos Produtores Rurais de São Sebastião do Paraíso.